NATÁLIA CANCIAN BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu nesta segunda-feira (20) a publicidade de 21 produtos detox. Para a agência, as informações divulgadas pelas empresas atribuem “propriedades funcionais e de saúde não permitidas para esses produtos”. A suspensão foi publicada no “Diário Oficial da União”.

A medida atinge produtos como suplementos vitamínicos, shakes e sucos tidos como “detox”, e fabricados por sete empresas: Nutrigold, Sanavita, Smart Life, Vila Ervas e Alimentos, Viver Leve, Tiaraju e DetoxSlim. Entre as informações publicitárias até então veiculadas no site das empresas e agora vetadas, estão mensagens que alegam efeitos emagrecedores e de redução de celulites, flacidez, rugas e estrias.

Aos produtos também eram atribuídas funções de prolongamento do bronzeamento e ações “anti-inflamatórias”, “além de auxiliar na fixação do cálcio dos ossos” –o que, de acordo com a agência reguladora, configura publicidade irregular. Segundo a Anvisa, esses produtos são registrados como alimentos, e por isso, não podem alegar propriedades terapêuticas.

 

OUTRO LADO

Em nota, a empresa Sanavita afirma que segue todos os padrões exigidos pela Anvisa e a divulgação considerada irregular dos sucos “detox” Verão, Green, Goji, Pink e Red “já havia sido retirada do site mesmo antes dessa solicitação”. A empresa diz ainda que todos os produtos estão regularizados no Ministério da Saúde. As empresas Tiaraju e a Smart Life informam que estão tomando providências adequar os materiais publicitários e atender às determinações da Anvisa em relação aos produtos citados.

Já a empresa Viver Leve, responsável pelos produtos da linha Total Detox, afirma que ainda não foi notificada pela Anvisa sobre o caso. A reportagem também procurou as empresas Nutrigold, Vila Ervas e DetoxSlim até ao meio-dia desta segunda-feira, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.