Capital Européia da Cultura em 2006 e terceira maior cidade da Grécia, Patras tem uma história de mais de quatro mil anos. O porto abre horizontes para um centro sofisticado, com suas arcadas típicas, praças e arquitetura neo clássica.

Localizada na península do Peloponeso, a cidade é dividida em dois distritos: o alto, que fica aos pés do castelo, é a velha cidade. O castelo foi transformado em parque e oferece uma vista panorâmica sobre toda cidade, incluindo a bela costa Ioniana, marina e iate clube. A fortaleza fica em Passacheikon, a 1926 metros acima do nível do mar. A construção é da época romana e foi parcialmente reconstruída. O castelo em ruínas é de meados do século VI depois de Cristo.

A parte baixa condensa antigas mansões, cafés , lojinhas e boutiques. É destino perfeito para quem está fazendo um tour pelas ilhas gregas. Um dos lugares do roteiro turístico é a praça Ypsila Alonia, famosa pelos cafés populares, onde os locais passam dias e noites.

Patras, junto do Golfo de Corinto, produz passas, uvas, azeite, limões. E Carnaval. Na Antiguidade foi aliada de Atenas na guerra do Peloponeso e na Idade Média chegou a ser o mercado mais importante da região. Foi ocupada pelos venezianos ( 1687) e pelos turcos (1714) e só em 1828 voltou a fazer parte da Grécia.

Destaque no calendário são as festas de anuais do Carnaval, que alguns dizem ser as que seguem o carnaval carioca. Época em que os barcos ganham decoração gigantesca. Quem procura – e acha – em todos os cantos da Grécia os sítios arqueológicos, vai gostar de ver o Odeon romano, reconstruído e recoberto de mármore, onde acontecem os shows e concertos na temporada do verão.

Importante é passar de carro pela ponte do Rio Antirio, que faz a conexão da península do Peloponeso com o continente grego. Turistas e locais aproveitam as praias próximas do Rio. Para amantes da Art Deco, o melhor endereço de uma estada local é o Primarolia Art Hotel, que lembra a elegância parisiense e os hotéis de época de Miami Beach. Além de uma excelente localização e design de primeira linha, combina o chique do passado e conforto moderno. Bonito por fora e por dentro. Vale visitar, mesmo que não fique hospedado.

O que levar na mala: traje de banho, para mergulhar no sol e no sal do Mediterrâneo; aparelho fotográfico ou celular na mão, para registrar os locais históricos. E o que fazer sempre: bebericar coquetéis nas noites quentes, aproveitando a atmosfera dos cafés elegantes.

MILÃO E A EXPO 2015
Até 31 de outubro, Milão é vitrine para mais de 140 países na Expo 2015, Alimentando o Planeta.

O Palazzo Parigi.com/offers/ default-em.html faz reservas para os pacotes especiais aos turistas que pretendem visitar a Expo e curtir melhor Milão. O hotel cinco estrelas fica distante 25 minutos da Expo.

CASTELO SFORZESCO – concertos ao ar livre no icônico castelo construído no século 15 sobre as ruínas de uma fortificação do século 14, por ordem do Duque de Milão, Francesco Sforza. Até 8 de agosto é cenário para concertos ao ar livre com música clássica, jazz e música contemporânea.

LA BOHÈME – No Teatro alla Scala a ópera La Bohème é a atração de 19 de agosto até 2 de setembro. O teatro é um dos mais famosos de toda Itália, e estará homenageando Franco Zeffirelli.

GALLERIA VITTORIO EMANUELLE – Um dos mais antigos shoppings malls do mundo, tem a arcada com altura de um prédio de quatro andares, em pleno coração de Milão, ao lado da Catedral. Seu nome homenageia Vittorio Emanuelle II, primeiro rei do Reino da Itália.

Agora o visitante pode ter uma vista panorâmica única sobre a cidade, com a abertura da Highline Gallery, que permite uma caminhada pelos telhados da Galleria. Fica aberta todos os dias durante a temporada de verão.

DA VINCI – Descubra os segredos de Leonardo da Vinci, no Palazzo Reale. É a mais importante exposição jamais realizada na Itália com mais de 200 obras do grande mestre, coletadas ao redor do mundo. Até 31 de outubro.

ITALY INSIDE OUT – está no Palazzo della Ragione uma das mais importantes mostras de trabalhos de grandes fotógrafos internacionais. São mais de 500 fotos

DICAS – * pare no Mercato, na via San Marco, para experimentar um suco natural de frutas 100% italianas; * escolha roupas vintage na loja Madame Pauline, no Foro Bonaparte; * entre no clima do país, ouvindo o último álbum de Mario Biondi, o Barry White italiano; * dê uma passada na loja de porcelana Richard Ginori, recentemente aberta no bairro de Brera, para descobrir peças únicas pintadas à mão made in Italy; * não esqueça de fazer aula de yoga matinal no Parque Sempione.

FAMILY PACKAGE – Faça reserva de um apartamento DeLuxe, Deluxe Corner Room ou Suite Executiva para duas pessoas e receba um segundo apartamento para o resto da família, pela metade da tarifa. O Family Package dá ainda desconto de 10% no Gourmet Restaurant, acesso grátis ao Fitness Centre, amenidades, jogos e doces para as crianças. Promoção válida até 31 de dezembro, desde que a reserva seja feita diretamente ao departamento de reservas do hotel: reservas@palazzo parigi.com


DESTAQUES

RIDÍCULO

Chegam a ser ridículos os números do turismo no Brasil. Em 2006 os órgãos oficiais, daqueles que vivem viajando em primeira classe, se hospedando em hotéis-palácios no exterior, comendo nos melhores endereços de cada capital como Paris, Roma, Atenas, Londres, Praga, Tóquio, apontou a entrada de 5 milhões de turistas estrangeiros em 2006.

Pasme: oito anos depois, o resultado continua tão pífio quanto sempre: apenas 6,4 milhões de visitantes do exterior em 2014. E isso, levando em conta que o ano passado foi aquele da famosa Copa do Mundo. Aquela do sempre lembrado 7 a 1. O número que o nosso país-continente recebeu de turistas deve estar equivalendo ao de algum shopping center de Miami. Por mês. Claro que aí os turistas são brasileiros mesmo.

São Paulo, a maior cidade do Brasil e da América do Sul, recebeu no ano passado apenas 2,2 milhões de visitantes. Qualquer loja Sephora, aquela das maquilagens e cremes de beleza tão apreciada pelas brasileiras, com certeza tem melhores estatísticas. Mensais, é claro.

Daqueles pífios 6,4 milhões de turistas no Ano da Copa, o Paraná ficou com 837 mil visitantes estrangeiros. Foi bom para você?