Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (21 de julho) o primeiro trecho duplicado da Rodovia do Café (BR-376), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O trecho, de 11 quilômetros, vai do Trevo do Caetano até próximo à ponte do Rio Tibagi, no distrito de Tibagi dos Coreanos, em Ponta Grossa. O investimento na implantação de pistas duplas foi R$ 67,2 milhões, feito através do contrato de concessão da rodovia. A obra é uma parceria do Governo do Paraná e da concessionária Rodonorte e prevê a duplicação de 231 quilômetros. O investimento total no projeto será de R$ 1 bilhão. 

O governador do Paraná, Beto Richa, esteve presente na inauguração. Durante a solenidade, realizada no Trevo do Caetano, Richa ressaltou a importância da obra. A BR-376, que foi construída há 50 anos, é uma das mais importantes rodovias do Paraná. Sua duplicação garante mais segurança aos usuários e um desenvolvimento econômico e social mais vigoroso do Estado, afirmou o governador, na presença do presidente da Rodonorte, José Alberto Moita, do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, e de prefeitos de outras cidades da região. 

Só no trecho duplicado, de 11 quilômetros, passam diariamente 9,5 mil veículos. A rodovia, lembrou o governador, é uma artéria por onde escoa a produção do interior em direção ao Porto de Paranaguá. 

É importante ressaltar que obras como essa acontecem, hoje, em rodovias de todas as regiões do Paraná. Temos praticamente 400 quilômetros em duplicação no Estado. É o maior programa de implantação de pistas duplas realizado no Estado, nos últimos 25 anos, disse Richa. 

ANTECIPADA – O presidente da Rodonorte, José Alberto Moita, afirmou que a obra de duplicação da Rodovia do Café foi antecipada devido negociação da empresa com o governo estadual. Era para começarmos esse ano, mas já estamos entregando a primeira etapa e temos a previsão de concluir mais 11 quilômetros até o final do ano, explicou ele. 

Moita falou dos benefícios da obra e disse que, em agosto, será iniciada a duplicação da rodovia em Apucarana, sentido Ponta Grossa. Uma grande obra que trará segurança, desenvolvimento social e uma boa logística para atração de investimentos privados, afirmou. 

NOVOS TRECHOS – O presidente do Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná (DER-PR), Nelson Leal, informou que, ainda neste ano, será iniciada duplicação de mais um trecho, de 10 quilômetros, partindo de Ponta Grossa. Será iniciado, ainda, outro trecho, entre Califórnia e Apucarana, de mais 20 quilômetros. 

Isso vai mudar a concepção da ligação entre o interior do Paraná e Curitiba e Paranaguá, explicou. Ele ressaltou o papel do Estado no processo de avanço na infraestrutura. Cabe ao governo planejar, negociar. Também depende do governo estadual o projeto, a fiscalização e as desapropriações, disse. 

INVESTIMENTOS – Desde o início da duplicação da rodovia foram feitos serviços de recuperação inicial, restauração e manutenção de todo o trecho, 14 quilômetros de faixas para ônibus, construção de 51 quilômetros de terceiras faixas, 251 quilômetros de acostamentos, correções de curvas, manutenção de obras de arte especiais. 

Além dos primeiros 11 quilômetros de pistas duplas, também está concluída a nova ponte sobre o Rio Tibagi (no km 461). Também estão prontos dois viadutos sobre a rede ferroviária e as correções horizontais e verticais de curvas. 

Já estão em andamento outros dois trechos da duplicação, um da ponte sobre o Rio Ivaí até a praça de Pedágio de Tibagi (no quilômetro 456) e outro em Apucarana, com a construção do viaduto de saída da cidade. 

DUPLICAÇÕES – O Paraná executa o maior programa de duplicações de rodovias dos últimos 25 anos. Já foram entregues a duplicação de 14 quilômetros entre Matelândia e Medianeira (BR-277); o contorno de Campo Largo (BR-277), com 11 quilômetros de pistas duplicadas; a duplicação da BR-277, entre Guarapuava e a região de Relógio (6,5 km); e o contorno de Mandaguari (11 km). 

Estão em andamento a duplicação do perímetro urbano em Matelândia (5,3 km); a duplicação da PR-151, entre Piraí do Sul e Jaguariaíva (nos Campos Gerais); a duplicação e ampliação da PR-407, em Paranaguá, sentido Praia de Leste (3,5 km) BR-376, entre Jandaia do Sul e Apucarana (11 km); PR-317, entre Floresta e Campo Mourão (53 km); BR- 376, entre Mandaguaçu a Nova Esperança (23 k); Maringá e Paiçandu, na PR-323 (4 km); e PR-415, entre Curitiba e Piraquara (14 km), Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo (6,5 km); PR-445, em Londrina (12 km entregues e 10,7 km em andamento). 

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Carlos Luciano Vargas; o diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto; os prefeitos de Carambeí, Osmar Blum Chinato; de Piraí do Sul, Tim Miléo; de Castro, Reinaldo Cardoso; de Porto Amazonas, Ademir Schuhli e de Tibagi, Ângela Mercer de Mello, e os deputados estaduais Plauto Miró e Alexandre Curi.