Oito alunos de diversos cursos de graduação do Centro Universitário Internacional Uninter saíram de Curitiba rumo a Cuiabá na quinta-feira, 9 de julho, para uma aventura que promete mudar seus modos de interação com o mundo e sua percepção da sociedade: o Projeto Rondon. Carregando o nome do herói mato-grossense, o Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa e do Governo Federal, em parceria com diversas instituições de ensino superior, que leva universitários e professores às regiões com menor índice de desenvolvimento do país para que estes integrem o que aprenderam em sala de aula com a realidade de comunidades em situações precárias. Os acadêmicos da Uninter estão participando da operação Bororos, presente em 15 municípios do Mato Grosso, e têm como destino o município de Diamantino, o qual possui uma acentuada desigualdade social.

Nos dois primeiros dias na capital do Mato Grosso, o grupo tomou conhecimento da realidade mato-grossense e elaborou táticas de abordagens e ações efetivas para exercer em seu destino. No domingo, 12 de julho, o grupo dirigiu-se para Diamantino e foi recebido pelos seminaristas locais e pelo prefeito da cidade. A receptividade dos moradores da região surpreendeu os integrantes que estão animados para realizar todas as atividades planejadas.

Confira abaixo o diário da primeira semana de atividades dos alunos em Diamantino. O grupo segue com as ações até o dia 26 de julho.

1º dia

Exaustivo e produtivo: assim foi o primeiro dia de ações da equipe de alunos UNINTER, em parceria com a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), em Diamantino, Mato Grosso. Durante a manhã, os rondonistas estiveram no colégio Castro Alves, no bairro Caeté, onde ocorreram oficinas sobre cooperativismo, higiene bucal e nutrição. Foi ainda construída uma fossa séptica, sistema artesanal de tratamento de esgoto, para a comunidade local.

O grupo também visitou o bairro Pedregulho e, por meio de atendimento domiciliar personalizado, esclareceu dúvidas sobre diabetes e hipertensão, as quais, segundo o posto de saúde local, possuem maior incidência na região. Além disso, a equipe deu dicas de alimentação e cuidados com a coluna.

2º dia

Superou as expectativas dos alunos e da comunidade local. Logo cedo os universitários foram até a sede da prefeitura e lá conversaram com alguns funcionários da secretaria de obras; trabalho em equipe, modos de poupança / investimento e ginástica laboral foram alguns dos temas abordados.

O grupo também visitou o asilo do município e, com músicas, danças e brincadeiras levaram alegria a treze habitantes da casa de repouso. Dona Angélica, portadora de necessidades especiais, dançou com sua cadeira de rodas e alegrou-se como não fazia há tempos. A senhora Cotinha, com 101 anos, emocionou-se ao receber carinho dos jovens estudantes.

À tarde a equipe conheceu a zona rural do Bojuí, levou oficinas de cooperativismo, tratamento de água e plantou uma horta comunitária. Segundo Claudemilson dos Santos Roque, morador da região, são 276 famílias que vivem no local e que serão atendidas pelas ações. Jeniffer Aparecida Barros da Silva, zeladora da única escola da região, conta que lá o sinal de internet só é disponível dentro do colégio, somente para os alunos e professores, e que, portanto, o acesso da comunidade à informação é precário.

3º dia

Os rondonistas foram até o local conhecido como sumidouro, um dos maiores atrativos do local e ainda pouco explorado. O sumidouro é um grande rio que, em determinada altura, forma redemoinhos que sugam qualquer tipo de matéria depositada a qual reaparece somente em outro trecho distante. Com água corrente e cristalina, paredes esculpidas em rochas pela natureza, diversos tipos de árvores e pedras de formatos diferenciados, o local tem o poder de deixar o visitante extasiado. Todavia, o acesso a ele é difícil e exige prudência e cautela.

Visando incentivar o turismo no local, os rondonistas percorreram todo o trajeto do rio e o demarcaram, além de recolherem os dejetos que estavam presentes e tirarem fotos para divulgação na própria comunidade.

4º dia

Os alunos realizaram diversas ações para a comunidade na praça do Bairro da Ponte em Diamantino. Houve a doação de livros, pintura de rosto e recreação infantil. A alegria dos participantes era notória.

O grupo também visitou o bairro do Buriti e, no ginásio de esportes, realizou um bate-papo proveitoso com os jovens locais sobre carreira profissional, vida estudantil, relações familiares, sexo na adolescência e drogas.

5º dia

A sexta-feira foi extremamente gratificante para os rondonistas em Diamantino. Durante a manhã, o grupo se reuniu com alguns servidores públicos da cidade no bairro da Ponte e debateu temas importantes como comunicação, nutrição, legislação do trânsito e meio ambiente.

Durante a tarde a equipe visitou a escola São João Batista no bairro Novo Diamantino e lá realizou uma palestra de educação financeira sustentável para as professoras e uma oficina de lanches saudáveis para todas as merendeiras. Clair Cruz, responsável pela alimentação de um colégio no município, encantou-se com as receitas elaboradas.

6º dia

O grupo de rondonistas realizou neste sábado a construção de mais uma fossa séptica para a comunidade Buriti rural. O sol forte não impediu que o sistema que trata o esgoto de forma artesanal e que permite que a água contaminada não chegue ao solo fosse instalado.

Durante a tarde, a equipe fez uma atividade de recreação com as crianças da cidade no ginásio do bairro da Ponte. Diversas brincadeiras foram realizadas, além da demonstração de como criar brinquedos com materiais recicláveis e a promoção de uma oficina de redação com o tema O que minha cidade tem de melhor? .

Simultaneamente, parte do grupo percorreu as casas do bairro para dar dicas de saúde e boa alimentação para a população. Os temas tratados foram diabetes e hipertensão, os quais, segundo os médicos locais, são os mais frequentes na cidade.

7º dia

Em pleno domingo foram realizadas diversas ações nos bairros de Piraputanga e Bom Jesus. Durante a manhã, foi realizado um alongamento coletivo e uma palestra sobre alimentação saudável. Também houve um momento de recreação e incentivo à leitura infantil. Mailson Lopes, morador da região, contou que ficou extremamente feliz com a chegada dos rondonistas à cidade e aprendeu muitas coisas novas com o projeto.

À tarde, ocorreu uma ação recreativa em uma quadra de esportes no bairro Bom Jesus e a equipe promoveu uma partida de futebol com os adolescentes locais. Após o jogo, foram realizadas orientações individuais sobre saúde.