O Governo do Estado está entregando os kits de ajuda humanitária às famílias dos municípios atingidos pelas chuvas e vendavais neste mês de julho. A distribuição é feita pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Os produtos e materiais foram solicitadas pelo governador Beto Richa ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante reunião, em Curitiba, na última quinta-feira (16).

Já foram entregues mil kits dormitório (colchões e roupas de cama) e mais mil de higiene e limpeza, além de cestas básicas, entregues aos municípios do Noroeste. Nesta quinta-feira chegam mais materiais, que serão entregues ao municípios do Sudoeste.

Já receberam a ajuda humanitária as famílias de Congonhinhas, Nova Londrina, Terra Rica, Querência do Norte, Santo Antônio do Sudoeste, Floresta, Francisco Beltrão, Mariópolis e Alto Paraíso. Nos municípios de Indianópolis e Janiópolis, os kits serão entregues nesta quinta-feira (23). A previsão da Defesa Civil é que todos os kits sejam entregues até o fim de semana.

Dois centros de distribuição foram montados no Estado, um em Maringá, no Noroeste do Estado, e outro em Francisco Beltrão, na região Sudoeste. Os produtos de ajuda humanitária chegam nesses locais para então serem encaminhados aos municípios.

O tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil, explicou que o órgão está levantando, junto com as prefeituras, os danos que os temporais causaram em cada cidade. Logo após os temporais, fizemos o atendimento emergencial aos atingidos, tirando as pessoas dos locais de risco e distribuindo lonas para minimizar os danos, contou.

Agora estamos na segunda parte do atendimento, que é a assistência a cada um dos 69 municípios atingidos, fazendo o levantamento dos prejuízos e acompanhando a documentação necessária, disse.