Curitiba recebe amanhã a primeira edição do Salão de Robótica, um evento aberto ao público e que reúne equipes de robótica de universidades de todo o Estado em um dia de competições e curiosidades. Esse tipo de encontro também pretende ajudar a desmitificar a robótica como sendo algo de ficção científica. O evento pretende mostrar que a área da engenharia abrange desde o universo infantil, até áreas importantes como segurança e saúde. 

Para isto, alunos de diversos campos da engenharia estão empenhados na construção de robôs e arenas que serão usados em competições para popularizar a robótica e estimular a imaginação dos espectadores.

Este é o caso da Equipe de Robótica Móvel da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Formada por 30 alunos, a equipe que já tem mais de 10 anos, conta com estudantes de engenharia mecânica, elétrica, automação, de produção entre outras áreas do conhecimento, incluindo comunicação social.

Dentre os diversos campeonatos que a equipe participa todos os anos, o título de campeão mais recente foi o da edição do Winter Challenge realizada no ano passado em São Paulo. Os alunos conquistaram o primeiro lugar na categoria Beetle Weight com um robô de 1,4 quilos.

Desta vez, a preparação para o campeonato está exigindo um pouco mais de trabalho. A equipe da PUC-PR está construindo as arenas que serão utilizadas nas batalhas de robôs no Salão de Robótica. A integrante Aline Alves Carneiro, estudante de Engenharia Eletrônica, conta que todos estão muito ansiosos, e que o trabalho vai valer a pena. Nesta competição, nós vamos usar os mesmos robôs que usamos no ano passado. Agora só estamos fazendo alguns ajustes e esperando para competir conta.

O Salão de Robótica vai acontecer a partir das 8 horas no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (R. Dr. Alcides Vieira Arcoverde 1225, Jardim das Américas) e terá palestras, workshops, batalhas de robôs e demonstrações de voos de drones até as 18 horas.

Colaborou 

Isabel Bruder Woitowicz