Uma escola municipal de São José dos Pinhais realizou grande mobilização em prol de aluno diagnosticado com leucemia, cuja campanha foi encerrada com homenagem.

A homenagem aconteceu na manhã de quarta-feira (22), e foi organizada pela Escola Municipal Clodoaldo Naumann, localizada no Campo Largo da Roseira.

Alunos e professores oraram e cantaram juntos para o aluno do 5º ano Marcos Vinicius Henkes Fernandes, que ficará afastado da escola até o fim do ano, em decorrência do tratamento e transplante que irá realizar no mês de agosto.

O aluno foi diagnosticado com leucemia no início de 2014 e passou aquele ano letivo estudando em casa através do Programa Pedagogia Domiciliar da Secretaria Municipal de Educação.

Este programa atende em domicílio alunos da rede pública municipal que por motivo de doença não podem frequentar a escola.

Os conteúdos eram repassados pela professora do ensino regular e aplicados em casa. O Marcos Vinícius realizava todas as tarefas com o auxílio do irmão mais velho e com isso foi aprovado naquele ano. Com o fim das sessões de quimioterapia ele teve alta e voltou a frequentar a escola, explica Ângela Possebom Costa, psicopedagoga que atendeu o aluno em casa.

Na escola, Marcos Vinícius passou a ter uma rotina como a dos outros alunos, com a diferença que seu cardápio do lanche era exclusivo, especialmente desenvolvido pelas nutricionistas da Secretaria de Educação, levando em consideração as necessidades nutricionais do aluno em decorrência da sua condição de saúde.

Neste período, segundo a diretora auxiliar Marilda Zanão, a escola realizou uma série de ações em prol do aluno e sua família. Realizamos a arrecadação de alimentos e roupas e também de recursos financeiros. Também trabalhamos o assunto em sala de aula e distribuímos folders sobre a doação de medula óssea, explicou.

Com a divulgação da campanha, pessoas da comunidade foram ao Hospital de Clínicas para realizar o teste de compatibilidade, já que nenhum familiar foi compatível com Marcos Vinícius.  A boa notícia chegou há poucos meses com a localização de doador brasileiro, o que possibilitou o agendamento do transplante para o mês de agosto.

A campanha e homenagem realizada pela comunidade escolar da Clodoaldo Naumann demonstra a importância da solidariedade para com o aluno e sua família. A escola envolveu a todos, buscando conscientizar sobre as dificuldades enfrentadas por Marcos Vinicius. Desejamos que ele tenha sucesso no transplante e uma excelente recuperação, disse a secretária de Educação, Neide Setim.