O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta de 28 a 30 de julho, às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), a mostra O cinema visto pelo cinema. Antes de cada exibição um integrante do Grupo de Pesquisa Cinecriare – Cinema, Criação e Reflexão, da FAP/Unespar, fará uma introdução ao filme, comentando a abordagem que a obra faz dos processos de realização cinematográfica, um dos focos principais das atividades do grupo. A entrada é gratuita.

A mostra apresenta três filmes de grandes diretores que abordam o próprio universo do cinema. No primeiro dia será exibido “A Noite Americana”, de François Truffaut, e comentado por Cynthia Schneider. Com toques autobiográficos, o filme detalha o processo de realização de um filme rodado em estúdio, com o próprio Truffaut interpretando o diretor. Na segunda noite, Cristiane Wosniak fará uma introdução ao clássico “8 1/2”, de Federico Fellini, que mostra um diretor de cinema em crise em meio à realização de um novo filme. Para encerrar o evento, Eduardo Baggio fala sobre o longa “O Desprezo”, de Jean-Luc Godard, que aborda o dilema de um roteirista dividido entre os conflitos de uma relação amorosa e as dificuldades da realização de um filme a partir da Odisseia de Homero.

Os participantes que se inscreverem no dia da abertura e frequentarem as três sessões receberão certificado de participação assinado pelo MIS-PR e pelo Cinecriare.

 

Confira a programação:

 

Dia 28/07 – terça-feira

A Noite Americana”, de François Truffaut

Classificação indicativa: 12 anos

 

Dia 29/07 – quarta-feira

8 1/2″, de Federico Fellini

Classificação indicativa: 12 anos

 

Dia 30/07 – quinta-feira

O Desprezo”, de Jean-Luc Godard

Classificação indicativa: 14 anos

 

Serviço

Mostra O cinema visto pelo cinema

Data: 28 a 30 de julho de 2015, às 19h30

Local: Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura)

Rua Cruz Machado, 138 – Centro. Curitiba-PR

Mais informações: (41) 3321- 4729

Entrada Franca