Com o retorno das aulas na maior parte da rede particular e municipal de ensino em Curitiba, o alerta é total para o casos de meningite. A procura por vacinas na última semana foi tanta nos laboratórios privados da capital que o estoque acabou. Segundo pesquisa  da reportagem em sete laboratórios da cidade, nenhum mais tinha a vacina para o tipo B, que não é disponibilizada na rede pública.

O medo não é à toa. De acordo com o monitoramento feito pela Secretaria Estadual da Saúde, 280 casos de gripe e 537 de meningite foram notificados no Paraná em 2015, somando todos os subtipos dessas doenças. De janeiro até agora, foram confirmados 13 óbitos por gripe e 32 por meningite, seja ela viral ou bacteriana.

Nos laboratórios Inalar, Cevacine, Frischmann e Pequeno Príncipe, Proteção não há previsão de que cheguem novas doses. Para a meningite, a rede pública de saúde oferece gratuitamente duas vacinas. A partir dos três meses de idade, a criança tem à disposição a vacina contra a meningite tipo C. São duas doses que devem ser aplicadas até os dois anos de idade.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas, o momento é de intensificar as medidas de controle e orientar a população sobre como proceder para minimizar a transmissão dessas doenças. Estamos preparados para atender os possíveis casos, mas a intenção é evitá-los, reforçando a prevenção através do esclarecimento da população, ressaltou Eliane. Para ela, o clima frio típico do inverno faz com que as pessoas se concentrem em ambientes fechados, o que favorece a disseminação de vírus e bactérias responsáveis por essas doenças. Por isso, a principal recomendação é manter os ambientes sempre bem arejados e não esquecer hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, completou.

A meningite é uma inflamação que ataca as membranas que envolvem e protegem o encéfalo e a medula espinhal, denominadas meninges. A transmissão acontece por meio de fluídos corporais como saliva, espirros ou tosses em locais com muitas pessoas e pouca ventilação. A doença pode ser causada tanto por bactérias como por vírus, e, se não for descoberta no inicio, pode levar a morte

O tipo de meningite mais conhecida pela população e mais comum no Brasil (até 70% de todos os casos registrados) é a meningite C. Causada por bactérias, os principais sintomas são: febre acima de 38º, dor de cabeça, rigidez na nuca, vômitos e falta de apetite. Esse tipo de inflamação tem cura, e a vacina é ofertada pelo sistema público para crianças com até dois anos de idade. No sistema privado, existe a vacina contra a meningite B, e outra vacina quadrivalente (ACWY) que protege contra os tipos A, C, Y e W135

A vacina contra a meningite tipo B chegou ao Brasil em maio de 2015 apenas no sistema privado. Apesar de não ser a mais comum no país (20% dos casos), esta inflamação é a mais grave de todos os tipos de meningite. Quando não leva a morte, pode causar graves sequelas como perda da capacidade motora e até amputações. Os sintomas são os mesmos da meningite C (dor de cabeça, rigidez na nuca e febre alta)

A meningite A é causada por um vírus e, por isso, o quadro é mais leve e não necessita de internação Por se tratar de uma virose, os sintomas são parecidos com o de uma gripe ou resfriado, e geralmente ocorre em crianças.