Três semanas de férias escolares são suficientes para as crianças saírem da rotina. O grande problema, segundo especialistas, é que ao retornar às aulas, elas sentem dificuldade de se submeter aos horários impostos. É muito comum ver estudantes sonolentos nos primeiros dias de aula, principalmente os que continuam dormindo mais tarde, afirma a gestora de Educação Infantil do Colégio Positivo, Merylin Franciane Labatut.

Ela explica que o sono interfere diretamente no aprendizado. Sem um sono reparador, as crianças e jovens têm um desempenho escolar muito inferior ao que poderiam ter, pois não conseguem reter tudo que aprendem, conta. Segundo a médica neurologista Ester London, chefe do serviço de neurologia do VITA Batel e responsável pelo Laboratório do Sono do hospital, uma noite mal dormida acaba atrapalhando o dia inteiro, causando dificuldade de concentração, alteração da memória, ansiedade, sonolência, distúrbios do humor, hiperatividade, agressividade, entre outros sintomas, explica.

Para que o organismo tenha tempo de se adaptar, Merylin orienta os pais que incentivem os filhos a dormir e acordar no horário habitual da escola pelo menos dois dias antes de terminarem as férias. Eles precisam estar bem disciplinados nos horários de sono para não começarem vagarosamente os estudos e acumularem notas ruins no segundo semestre, justifica a gestora.

Para amenizar os efeitos pós-férias, a neurologista afirma que a criança deve dormir de oito a dez horas. É a quantidade mínima de sono para que ela tenha disposição para manter um bom nível de atenção durante as atividades de rotina, explica Ester. O sono é uma questão de hábito e cabe aos pais ensinar com segurança e tranquilidade as rotinas adequadas, mostrando que a hora do descanso é importante. Quando a criança tem uma rotina estabelecida em casa, sente-se segura e seu desenvolvimento psicológico e pedagógico é melhor, completa Merylin.

Para isso, uma rotina de horários para dormir e acordar e um ambiente limpo, escuro, calmo e tranquilo são pré-requisitos para uma boa noite de sono. Ester lembra ainda que duas horas antes de dormir é importante evitar alimentos com alto teor energético, como chocolates e guloseimas, assim como games, tv e outras atividades excitantes.