Há duas semanas sem jogar dentro de casa – a última partida foi no dia 11 de julho, contra o Vitória -, o Paraná reencontrará seu torcedor nesta terça-feira, quando encara o Náutico na Vila Capanema a partir das 19h30. Após conquistar bons resultados como visitante, o time terá a oportunidade de fazer as pazes com sua torcida. A última vitória dentro de casa foi há mais de um mês, contra o Mogi Mirim (3 x 1, no dia 19 de junho).

Nas últimas duas partidas na Vila Capanema, o Paraná decepcionou seus torcedores. Contra o Criciúma, ficou no empate em 0 a 0. Contra o Vitória, foi derrotado por 1 a 0. O aproveitamento como mandante, inclusive, é medíocre: somente 52,38%, a 6ª pior campanha, com três vitórias e dois empates em sete jogos. O principal “vilão” nesse cenário é o setor ofensivo, com uma modéstia média de um gol por partida – somente Boa Esporte (4 gols), Atlético-GO (6) e Criciúma (6) balançaram as redes menos vezes como mandantes.

Contudo, para o complicado confronto diante do Náutico, 3º colocado da Série B, há motivos para se esperar um bom resultado. Essa será a segunda partida do técnico Fernando Diniz na Vila Capanema. Na estreia contra o Vitória, porém, ele praticamente nem teve tempo para trabalhar com o elenco – havia sido contratado três dias antes do jogo. Desde então, teve exatos 15 dias para conhecer melhor o elenco, e não só chamou a atenção pelo futebol apresentado, como também pelos bons resultados.

Com Nedo Xavier, a campanha do Paraná como visitante era ainda mais pífia do que como mandante. Em cinco jogos, a equipe havia somada somente um empate, contra o Atlético-GO (1 x 1). Com Diniz, o time já conseguiu melhorar e muito esse desempenho. Contra o ABC, no dia 14 de julho, segunda partida sob o comando do novo treinador, a primeira vitória fora de casa, com um convincente 4 a 1 jogando “estilo europeu”, nas palavras do meia-atacante Edno, do time potiguar. Na partida seguinte, contra o Macaé, um time que luta para entrar no G4 e tem o melhor ataque da competição, a equipe novamente conseguiu dominar o jogo, mas dessa vez pecou na finalização. Ao menos conseguiu um pontinho (o jogo terminou 0 a 0).

Outro fato que joga a favor do Paraná é a expectativa de que a torcida compareça em bom número para apoiar o time, que atualmente aparece em 14º lugar com 16 pontos, três acima da zona de rebaixamento e 10 atrás do G4. É que a diretoria paranista manteve a promoção de ingressos, que contra o Vitória fez sucesso (público de aproximadamente 9 mil torcedores). Com isso, torcedor que for com a camisa do clube pagará R$ 10 pelo ingresso mais barato.