Duas mostras entram em suas últimas semanas no Museu Oscar Niemeyer (MON). Crash, de Regina Silveira e Ukiyo-e, obras-primas de Hokusai e Hiroshige — Coleção Museu de Arte Fuji de Tóquio ficam no espaço até dia 2 de agosto, domingo.

A mostra Crash apresenta cerca de 30 trabalhos da artista Regina Silveira, entre desenhos, vídeos, instalações e esculturas. A artista visual e arte educadora começou a trabalhar como pintora e entrou em contato com a arte conceitual no final da década de 1960. É considerada pioneira da videoarte no país e importante artista multimídia.

Já a exposição Ukiyo-e, obras-primas de Hokusai e Hiroshige – Coleção Museu de Arte Fuji de Tóquio é inédita no país e exclusiva do Museu Oscar Niemeyer. Ela traz uma coleção de 70 obras japonesas, que retratam paisagens, flagrantes do cotidiano, imagens de atores teatrais, gueixas e guerreiros. É a primeira vez que o Museu Fuji de Tóquio disponibiliza estas obras ao Brasil. É uma oportunidade única de ver originais dos séculos 18 e 19 considerados imortais, como Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji, a série mais famosa e que deu reconhecimento internacional a Hokusai ao mostrar o Monte Fuji visto em diferentes estações do ano, locais e condições do tempo.

O visitante também poderá ver as outras mostras em cartaz: União Soviética através da câmera, Wifredo Lam: o espírito da criação, Audácia Concreta — as obras de Luiz Sacilotto, Obras sob guarda do MON, Museu em Construção, Cones, Espaço Niemeyer, Pátio das Esculturas, o projeto especial Isolde Hötte, sua obra, além de duas salas com cerca de 200 obras da coleção do Museu: Histórias do Acervo MON – em aberto.