Com conteúdo, informação e notícias, o Instituto Nacional de Educação Ambiental dá sua contribuição ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida. Conhecimento a serviço da educação e ideias para qualidade de vida de todos. Com essas preocupações, Carlos Alberto Felber e Marcos Scotti, o primeiro administrador, o outro jornalista, criaram o Instituto Nacional de Educação Ambiental – INEAM. Os dois procuram mostrar que não é difícil imaginar, no futuro, um mundo onde as crianças de hoje e de amanhã, nossos filhos e descendentes, encontrem equilíbrio socioambiental, que possam respirar ar puro nas cidades, que tenham água limpa para beber e encontrem na floresta a aventura, a vivência, o conhecimento e entendam o equilíbrio da vida, como afirma Marcos Scotti, jornalista, 55 anos, idealizador do portal ineam.com.br, voltado para divulgar conteúdo de educação ambiental. O que nós estamos fazendo pelo mundo onde vivemos, pelo lugar onde habitamos?, pergunta Carlos Felber, administrador, 53 anos, que proporcionou as ferramentas que permitiram o Instituto decolar.

Entrevistas com pioneiros em educação ambiental no Brasil
O portal, lançado no início deste ano, traz informações, notícias, conteúdo e conhecimento sobre meio ambiente, a relação que existe entre as profissões e o ser humano com o planeta e ideias, projetos e práticas socioambientais que disseminem consciência para o equilíbrio da vida. Mais do que teoria, estamos colocando a ‘mão na massa’ pelo meio ambiente e pela vida, diz Felber. O primeiro projeto criado pelo Instituto foi o programa em vídeo EA na Escola. Trata-se de um programa de entrevistas com personagens e informações que somam conhecimento à causa, publicado no portal do Ineam. Flavio Zanette, professor, pesquisador, responsável pelo Laboratório de Micropropagação Vegetal da UFPR; Waldemar Niclevicz, alpinista paranaense, palestrante e primeiro brasileiro a alcançar o cume do Everest, e Eloi Zanetti, publicitário, criador da Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza, estão entre os personagens já entrevistados pelo EA na Escola.

Vivências na floresta
Depois, veio o Nossa Floresta, o primeiro mão na massa do Ineam. Começamos com 12 mudas de araucária, que vieram com o programa de distribuição de mudas da UFPR,plantadas em WItmarsun e em Curitiba, conta Scotti. A ideia é incentivar o plantio de mudas nativas em qualquer região do país, proporcionando visibilidade ao cidadão que contribui com a sustentabilidade. O projeto vem trazendo resultados. Mesmo com pouco tempo de atividade, o Instituto já tem inúmeras adesões. São ipês, figueiras e araucárias que se multiplicam no solo, completa o jornalista.

Conteúdo
No portal do Ineam estão disponíveis arquivos, links e e-books que contribuem para acrescentar conteúdo ao conhecimento socioambiental e servir de fonte de pesquisa aos interessados. O mais recente é a cartilha publicada pela UFPR, produzida pela equipe do professor Flavio Zanette, sobre enxertia de araucárias. O portal pode ser acessado no endereço ineam.com.br.

Parcerias
O Instituto Nacional de Educação Ambiental sobrevive da dedicação de seus criadores e do apoio de pessoas que abraçaram a ideia.
Com a Hamilton Fonseca Capital Humano e o Sheraton Four Points, o Ineam produz alguns dos programas do EA na Escola. Com a CTR Informática, a parceria permite ao Instituto ter acesso à tecnologia necessária para tornar o portal operacional. E com a Trilha na Mata, a produção de matérias e conteúdo. O Ineam não busca lucro. O Ineam quer sobreviver para fazer a sua parte no caminho de um desenvolvimento realmente sustentável, explica Carlos Felber. O portal pode ser acessado no endereço ineam.com.br.


Curtas:

No próximo dia 8 de agosto, véspera do dia dos pais, o Montacasa – Shopping online de produtos gourmet e de decoração de alto padrão, vai abrir seu showroom para seu Mega Bazar de troca de coleção com itens de diversas marcas como Le Creuset, KitchenAid, Vista Alegre, Staub etc em até 80% OFF e muitas peças do Showroom abaixo do preço de custo.

O uso do Business Intelligence, com a apresentação do Datazen, foi o tema de um café da manhã que a SOFHAR Gestão&Tecnologia promoveram dia 17 de julho para convidados.

A Pactum Consultoria Empresarial promoveu, 16/07, um bate-papo sobre as novas regras do ICMS no Paraná para empresas de transporte. O evento é destinado a empresários do ramo de transporte de cargas e passageiros e tem vagas limitadas. Mais informações pelo email: [email protected] .


FRASE

“Tornar o simples em complicado é fácil. Tornar o complicado em simples é criatividade”.
(Charles Mingus)


 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br