Jamaica é um minúsculo país, pelos padrões internacionais. Mas ocupa um lugar de destaque no topo do mundo musical, graças à onda criada com o reggae, que ocupou a imaginação de artistas em todos os cantos do planeta. Até em São Luís do Maranhão.

Bob Marley é um dos poucos ícones que fizeram do reggae um fenômeno musical internacional. Marley é também um ícone no turismo da Jamaica e quem visita a ilha caribenha vai ouvir suas músicas em todas as horas do dia, em todos os lugares do roteiro. Bob Marley atrai turistas assim como Elvis Presley atrai para a sua Graceland os adeptos mais entusiasmados do rei do rock.

Marley nasceu na pequena vila de Nine Mile no norte da Jamaica, também o local de seu túmulo. Localizada nas montanhas de St. Ann Parish, a cidadezinha pode ser emocionante para quem é fã do rei do reggae. Porque o visitante vai poder entrar na casa de apenas dois cômodos, e ver a cama onde o artista dormiu quando criança.

O mausoléu onde Marley foi enterrado é totalmente Rastafari, o que quer dizer que será preciso tirar os sapatos na entrada e se acostumar com o cheiro da maconha, no caso para lembrar que o visitante estará, literalmente, entrando em uma viagem especial.

Nine Mile tem também os túmulos dos avós maternos do artista e um mausoléu onde foi enterrada sua mãe. A maioria das pessoas chega até Nine Mile em excursão de um dia inteiro, saindo dos resorts na costa norte. A Zion Bus Line é uma das que organizam tours, utilizam ônibus pintados nas cores Rasta, com música reggae no mais alto som e muito ponche de rum.

Quem vai viajar para a Jamaica, deve colocar em primeiro lugar do seu roteiro o Bob Marley Museum, na capital Kingston. Como a maioria dos turistas se hospeda nos resorts na parte norte da ilha, a visita até Kingston proporciona uma visão da cultura jamaicana, o que é mais difícil de outra maneira.

O museu foi a casa de Marley até sua morte, em 1981. Pintada nas cores Rasta – vermelho, amarelo e verde – a casa foi também o studio musical Tuff Gong, onde Bob Marley gravou suas mais famosas trilhas, inclusive a que é considerada sua obra prima – Redemption Song.

No acervo do museu, a guitarra em foram de estrela, os discos de ouro e de platina que o músico recebeu. Até a caneca de café que o músico usava continua em um canto do armário na cozinha. Atração extra são as marcas de balas na parte posterior da casa, resultado do atentado para assassinato de Marley, que acabou não dando certo.

Depois de visitar o museu, a festa continua com algum lanche estilo Rasta no restaurante local e procurar algum souvenir na lojinha, que vende até o já famoso Bob’s Honey, produzido originalmente pelas abelhas encontradas no terreno, em 1970.

Um Land Rover azul, de 1977, serie III, fica na frente da casa, caindo aos pedaços. Agora neste 2015, quando Marley faria 70 anos, sua família apoiada por alguns negociantes locais, o veículo será restaurado como nos tempos em que o artista passeava com a família.

Outro ponto de atração em Kingston é a atual sede do Tugg Gong Recording Studio, onde os visitantes podem ver a mesa de mixagem usada nas gravações alguns dos clássicos de Marley, como No Woman, No Cry e Bufallo Soldier. O estúdio tem vários itens que lembram Marley à vendas, como livros, camisetas, discos e CDs. Tem até café Marley! O estúdio ainda funciona e muitos músicos famosos fazem suas trilhas por lá.

Seguindo o roteiro, uma das visitas na capital é o Emancipation Park, onde duas estátuas maiores do que o tamanho humano, de um homem e uma mulher nus, simbolizando o final da escravatura na Jamaica. Foram lembrados no Redemption Song Monument.

Fotos: Divulgação

Com nome científico e vários nomes comuns, a flor típica da Jamaica também vira cháProgramas específicos para casais, destaque nos roteiros Flot
Em Negril tudo é festa, o ano inteiroEu só quero é sossego, dizia o cantor popular – Jamaica então é o destino

VIAGEM A DOIS
Se o casal está procurando um pouco mais de tranquilidade, intimidade, calma para curtir uma lua-de-mel , um encontro ou festejar um aniversário de casamento, a Jamaica pode ser boa opção: começa que os hotéis resort, para onde costumam ir todos os turistas estrangeiros, não aceitam menores de 18 anos. Tendo maconha e reggae como distintivos no Caribe, é melhor mesmo não arriscar. Então, viajando na viagem, sem ser incomodado, Jamaica pode ser um bom destino.

Não há voos diretos do Brasil, então as boas escolhas é fazer viagem triangular com Miami (USA) ou Panamá, voando Copa Airlines. Quem escolher Miami não deve esquecer do visto norte americano no passaporte. Na Jamaica, brasileiro não precisa de visto se a estada não ultrapassar 90 dias. Já a vacina de febre amarela é obrigatória.

Embora a moeda local seja o dólar jamaicano, o dólar americano corre solto. O inglês faz parte da cultura local, e o dialeto nativo é o Patois. Para hospedagem há 28 mil quartos, depois do programa de revitalização local, que durou quatro anos e custou 60 bilhões de dólares. A vantagem para o turista é que há opções na hotelaria para todos os bolsos, todos os gostos, desde hotéis de luxo, sistema all inclusive, hotéis boutique, pousadas.

A flor-símbolo da Jamaica é hibiscos sabdariffa, conhecida como caruru azedo, azedinha, quiabo róseo, rosélia, vinagreira ou rosa de absínia. É usada até em chás para emagrecer. Mas convém tomar cuidado, porque não é aconselhada para qualquer pessoa.

ATRAÇÕES
Além das lembranças de Bob Marley, é preciso conhecer as atrações naturais. No norte da ilha, Montego Bay tem em Cockpit Country o destino perfeito, com cascatas, bosque de pedras, cachoeiras, flora e fauna. Também na região ficam os melhores hotéis e resorts e o porto recebe cruzeiros que percorrem as ilhas caribenhas. Quem procura praia de areias brancas e águas transparentes, vai para Bloody Bay. Já os que curtem música e movimento, deve ir até Negril, que também tem boas praias. Procurando calma é bom levar na bagagem os endereços do Jewel Paradise Cove Resort & Spa (Runaway Bay) e o Riu Palace (Montego Bay).

O centro de tudo é o norte da ilha, Montego Bay, onde ficam o que há de melhor, e o pior do país. Sam Sharpe Square concentra locais históricos, como The Cage, uma estrutura de pedras que antes recebia as levas de escravos. A St. James Parish Church guarda os monumentos funerários mais extravagantes, dos barões da agricultura de outras eras. E também no roteiro, o Fort Frederick, do século 16.

Indispensável é conhecer Rose Hall, uma casa de fazenda das grandes plantações, que foi residência de Annie Palmer, chamada de Feiticeira Branca, acusada de matar inúmeros maridos e amantes até sua morte, em 1831. Guias informarão detalhes, capazes de levantar os cabelos até dos mais céticos.

Mas o que atrai em Montego Bay de verdade são as praias: Doctor’s Cave Beach, uma estreita faixa de areia que fez homenagem ao doutor McCatty, um entusiasta dos benefícios dos banhos de mar. Em seguida, Cornwall Beach, caminho para a MoBay, onde fica o Underwater Marine Park, e também local das festas de sexta feira à noite, na Com um pouco menos gente, Damali Beach, de onde saem os botes com fundo de vidro, para apreciação dos recifes de corais.

Negril é a praia mais famosa da Jamaica, com suas areias brancas e finas. As atrações também estão ligadas aos esportes marítimos. Maneira romântica de explorar tanta natureza é o kayak para dois ou então uma cavalgada à beira mar. Para banhos mais privativos, as cavas nas rochas, menos frequentadas do que a área de praia principal. De não perder: o pôr do sol em algum bar que lembra Casablanca e seu Rick’s Café ou Lighthouse Road.

OCHO RIOS
Uma viagem de duas horas de carro leva de Montego Bay e Ocho Rios. O cenário é especial, com a famosa Dunn’s River Falls, para escaladas na cascata sobre as pedras e para nadar na piscina natural formada na base. E dá para visitar o Coyaba River Garden and Museum, com refúgios de peixes e quedas d’água.

Outra marca da região é o Harmony Hall, uma grande mansão do século 19 restaurada, com coleção de artesanato local, um bom lugar para comprar souvenir da Jamaica, reproduções, gravuras, cartões postais. Para quem tem curiosidade pela história ou gosta de horticultura, há excursões para plantações de especiarias: Sun Valley e Prospect Plantation, ambas perto de Ocho Rios. Sempre haverá chance de provar o punch de rum.

PORT ANTONIO
São quatro horas de Montego Bay e três de Kingston, para chegar até Port Antonio. O lugar tem belezas que atraíram no passado estrelas hollywoodianas como Errol Flynn e Bette Davis. A primeira parada deve ser em Bonnie View Plantation Hotel Bar, onde dá para relaxar apreciando o panorama e bebendo um drinque local. Para uma caminhada nos jardins, visite Crystal Springs, um parque botânico que abriga mais de 40.000 orquídeas, a maioria delas florescendo em maio. Outra atração é a Blue Lagoon, famosa pelas águas azuis transparentes.

CASAMENTO NA ILHA
Não são poucos os casais que viajam até a Jamaica, para trocar votos ao pôr do sol, em um jardim tropical cercado de bungavílias e hibiscos. A maioria dos hotéis organiza a cerimônia, com celebrantes, fotógrafos, champanha e bolo de noiva. Alguns hotéis combinam o evento com a lua-de-mel. O turismo oficial da Jamaica ou o próprio hotel ajudam nos trâmites legais. É necessário chegar ao país 24 horas do casamento. Quem for divorciado deve levar toda documentação do casamento anterior.

COMIDINHAS
Bammy é uma espécie de torta de mandioca, tradição dos índios Taino, os primeiros habitantes do arquipélago. Meat Patties são pastéis de carne, encontrados em todos os cantos da ilha, e que podem servir como refeição rápida. Peixes e frutos do mar sempre aparecem à mesa, fritos, grelhados, assados na brasa, cozidos em molho. Mostram a influência da culinária francesa e inglesa dos colonizadores, e africana, dos escravos. A comida creole é baseada em carne de porco e frango (jerk beef e jerk chicken), temperada com molhos agridoces e apimentados.

São preparados em fogo baixo, utilizando madeiras especiais que ajudam no sabor final.Os produtos locais são o callaloo, uma espécie de espinafre, cho-cho, um tipo de abóbora, ackee, uma fruta que quando cozida, fica parecendo ovos mexidos. Um prato típico é a sopa apimentada, feita com quiabo, callaloo e carne refogada. Leite de coco, bolinhos de milho estão sempre presentes na culinária creola. Claro que não vai faltar o rum, o Tia Maria, o Donald Sangster, a cerveja Red Stripe, o cigarrinho esperto para os aficionados e música, muita música para dançar ou para viajar.

REGGAE
Caracterizado pelo ritmo pulsante da guitarra e um insistente tambor, o reggae evoluiu da música mento e do ska. O reggae moderno ganhou status internacional há quatro décadas, com Bob Marley , uma fama cultivada por seu filho Ziggy, que além da herança musical, tem uma grande semelhança física com o pai, seguindo seu estilo característico.

Para os ouvidos pouco preparados, o reggae pode parecer sempre o mesmo. Mas tem muitas formas sutís: : Dance hall music inclui comentários no dialeto local, similar à música rap; Rock steady dá destaque ao baixo e aos tambores; dub wise é versão com mais instrumentos no final da melodia, marcada por algum canto, como nas versões populares de música.

Músicos famosos do reggae procuram a Jamaica a cada verão para participar do Reggae Sunsplash, quando a música inicia às 21 horas e termina só no dia seguinte, nos seis dias de festival. Na Jamaica, o reggae estará presente em todos os locais e em todos os momentos, das performances nas ruas, nos mercados de artesanato, nos músicos ambulantes, nos melhores restaurantes. Jamming, Every Little Thing’s Gonna Be Allright e No Woman, No Cry e outros temas populares, estarão misturados com Beatles, Erica Clapton, Simon and Garfunkel – sempre na batida reggae, é claro.

LAZER
Não esqueça de levar sua raquete de tênis, seus tacos de golfe, a roupa e acessórios de mergulho. A ilha é cheia de opções para os mais energéticos. Esportes aquáticos, piscina, snorkeling , scuba diving, windsurfing, cavalgadas, river rafting, e pescaria de alto mar são as atividades preferidas dos turistas.

À noite, o clima perfeito, a música e a boa acolhida dos locais, garantem a festa. Uma das maiores celebrações caribenhas é a festa na rua nas segundas feiras, quando Montego Bay acolhe a todos na sua MoBay Night Out. É uma espécie de mini-carnaval na Gloucester Avenue, quando todos aproveitam os ritmos da soca bands, steel bands, reggae e calypso com os dançarinos locais. Além disso, há também as discotecas, várias celebrações anuais, festivais musicais em agosto.

Outro evento de destaque em agosto é o Dia da Independência, quando todos os tipos de exibições artísticas e gastronômicas culminam com parada e festa durante a noite toda em Kingston. Em Port Antonio é realizado um Jamporee durante 10 dias, com barbecues, cabarés, danças na praia. O Carnaval acontece em abril, durante 9 dias.

REGGAE BRASILEIRO
Provavelmente vai sair mais caro viajar para São Luís do Maranhão. Mas é lá que nasceu o reggae nos anos 70, cultuando Bob Marley, Jimmy Cliff, Peter Tosh, sons que quase desapareceram nas ruas de Kingston, mas que ainda enchem os ares morenos do Maranhão. É trabalho dos radioleiros, tocando os discos na radiola com amplificador, caixas de som empilhadas e até placar luminoso.

O reggae maranhense virou moda e lazer popular. Radiolas se espalharam pela cidade , pelas rádios e pela meia centena de clubes na periferia. E grandes nomes como Jimmy London, Eric Donaldson, Gregory Isaacs, Denis Brown, que foram destaque nos anos 70, fizeram apresentações na cidade . Jimmy Cliff, três vezes. O dia do reggae maranhense é a quinta feira, na praia Ponta d’Areia, sexta feira e sábado, nos clubes. E no domingo, na União do Bairro de Fátima.

JAMAICA COM A FLOT
Neste 28 de julho a operadora Flot realiza encontro de capacitação, reunindo agentes de viagens paranaenses para promover a Jamaica e seus pacotes especiais. Jamaica-Montego Bay, seis noites, tem tarifa de 534 dólares; Ocho Rio-Runaway, 792 dólares; Jamaica-Negril, 900 dólares e Jamaica para casais, 1.260 dólares. Há também extensão de 3 noites para compras no Panamá. Peça detalhes ao escritório Flot em Curitiba ( 3242-2001) ou fale com seu agente de viagens.