SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de São Paulo vai quebrar a parede que tirou espaço de um centro cultural para construir um camarote para a escola de samba Estrela do Terceiro Milênio, ligada ao vereador Milton Leite (DEM).
Com a mudança, a casa de cultura havia perdido três salas que utilizava para oficinas culturais e esportivas para crianças do bairro, conforme reportagem publicada pela Folha de S.Paulo nesta terça (28).
A obra custou R$ 100 mil aos cofres municipais. Agora, uma porta fará a ligação entre os dois espaços.
A Casa de Cultura Palhaço Carequinha é vizinha à escola de samba, no Grajaú (extremo da zona sul). O projeto encaminhado por Leite previa a reforma do ginásio “anexo” ao centro cultural.
Esse ginásio funciona na prática como quadra da escola de samba, que realiza eventos com cobrança de ingresso.
A reforma ocorreu durante um processo de troca de direção do centro cultural, que passou da pasta de Subprefeituras para a de Cultura da gestão Fernando Haddad (PT).
A nova dependência foi apelidada de “camarote Milton Leite”, em homenagem ao incentivador da escola.
O vereador disse que apenas pediu à prefeitura a reforma, sem interferir na obra. Negou ter utilizado o espaço, que, segundo ele, é um camarote usado para troca de roupa dos membros da escola.
Segundo Leite, é possível que os dois espaços convivam, pois a escola de samba também é espaço cultural.
A escola Estrela do Terceiro Milênio divulgou nota contestando a reportagem.
No texto, diz que o espaço é da comunidade e que a agremiação usa a quadra apenas uma vez por semana e durante eventos de lazer.