DÉBORA ÁLVARES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) rebateu a declaração do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que culpou o Congresso pela situação econômica do país.
“Talvez ele não saiba lidar com a economia ou com o Congresso. Todas as medidas do ajuste fiscal foram aprovadas. Não foi o Congresso que deprimiu a economia”, afirmou nesta terça-feira (28).
Sobre a perspectiva de rebaixamento da nota de classificação de risco do Brasil pela Standard & Poor’s, Cunha afirmou que essa é uma constatação que indica “deterioração da atividade econômica e incapacidade de cumprir os compromissos”.
O ministro Nelson Barbosa (Planejamento), que esteve reunido com o parlamentar para apresentar a proposta de mudanças na meta fiscal, afirmou esperar que o país não seja rebaixado.
“A gente espera que essa tendência anunciada hoje não se concretize. Estamos trabalhando para recuperar o crescimento da economia, controlar a inflação, melhorar a situação fiscal”, afirmou.
“Essas questões levam algum tempo. Elas envolvem várias medidas administrativas e principalmente medidas legislativas. Tem que passar pelo Congresso. É importante a participação do Congresso em todas essas iniciativas.”