Datas importantes para a família, como o Dia dos Pais, a ser comemorado no próximo dia 9, não precisam passar em branco porque a situação econômica é desfavorável para uma grande parcela da população. Caso sua renda esteja totalmente comprometida e não permita nenhum tipo de extravagância de consumo, esse é o momento de evitar as lojas e usar a criatividade para presentear.

Em tempos de crise, não é vergonha nenhuma optar por presentes masculinos clichês, desde que os preços estejam dentro do orçamento do filho. E nenhum pai amoroso vai ficar feliz sabendo que seu presente foi comprado com o dinheiro destinado ao pagamento de uma dívida ou de uma conta fixa.

Além disso, o superintendente do SerasaConsumidor, Julio Leandro, aconselha, para não comprometer a situação das finanças em casa, comprar o presente o quanto antes e pagar à vista. O motivo é que são várias as datas comemorativas no ano. Além de Dia dos Pais, há Dia das Mães, Dia das Crianças, Páscoa, Natal. Com isso, se a pessoa parcela a compra, há uma grande chance de haver descontrole do orçamento, porque as prestações podem se sobrepor umas às outras. Se não tiver jeito, parcele em no máximo duas vezes, diz.

Segundo o executivo, o Natal é a única data que tem o 13º salário para ajudar. Nas demais, os presentes podem sobrecarregar o orçamento e tornar ainda pior a situação de quem já está endividado.

Pensando nisso, especialistas do SerasaConsumidor prepararam dicas úteis, práticas e viáveis para quem quer presentear sem gastar muito (ou quase nada).


Dicas uteis para economizar

1) Coloque as contas na ponta do lápis. Faça as contas de todas as dívidas que já possui e os gastos que devem entrar nos próximos meses
2) Fale sobre sua situação financeira com o seu pai. Mesmo que esteja em apuros, falar a verdade é sempre a melhor saída.
3) Pesquise preços e pechinche. Por mais que o consumidor queira agradar ao pai, a escolha deve se encaixar no seu bolso.
4) Se um almoço não pode ser oferecido em um restaurante, abuse de seus dotes culinários, veja receitas e se arrisque fazendo você mesmo
5) Evite comprar presentes caros para não comprometer ainda mais a renda, não esqueça que o cenário econômico de alta nos preços diminui seu poder de compra
6) Evite parcelamentos de longo prazo, pois eles aumentam o risco de descontrole e podem levar à inadimplência
7) Invista em presentes criativos e artesanais