Depois de 27 anos atuando em espaços locados em Curitiba, a Escola de Dança do Teatro Guaíra (EDTG) volta a funcionar no prédio do teatro, no Centro da cidade. A partir de amanhã, os professores e profissionais já começam a se instalar no novo espaço. As aulas, por sua vez, iniciam na quarta-feira (05). A nova localização vai facilitar o acesso dos alunos às aulas e deve também incentivar o uso dos palcos, onde eles apresentam seus espetáculos.

Criada em 1956, a instituição vinculada ao Centro Cultural Teatro Guaíra deixou a sede do teatro em 1988. Há cerca de 15 anos, funcionava em um prédio alugado no Jardim Botânico, que já não tinha condições para comportar todos os alunos. Como uma instituição oficial do Estado, a Escola de Dança do Teatro Guaíra deve servir à comunidade. Com esta volta à região central, ela tem a possibilidade de atender a cidade como um todo, explica a coordenadora da escola, Sylvia Massuchin.

Para ela, a instalação da escola dentro do Teatro Guaíra irá contribuir com a formação dos futuros dançarinos. Ter aulas dentro do teatro é algo mágico. É um ambiente artístico onde eles vão vivenciar toda a cultura que acontece aqui dentro, afirma.

É uma grande honra e uma alegria imensa para o Teatro Guaíra receber novamente sua Escola de Dança, que há muitos anos deixou essas instalações, declara a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. Fui aluna da Escola de Dança quando as aulas eram aqui e posso afirmar que estudar dentro do Teatro Guaíra, que é o principal centro cultura do Estado, é algo espetacular, disse.