O cabelo ruivo se tornou a cor sensação do momento e está fazendo a cabeça de famosas e anônimas. Diversas personalidades como Emma Stone, Rachel McAdams, Juliane Moore, Marina Ruy Barbosa e Sophia Abrahão entre outras, são donas dos cabelos de fogo mais cobiçados. O vermelho e o marrom são cores de inverno, explica o hairstylist do Lady&Lord Anita Garibaldi, Silvio Tsukafe.

Como o vermelho é apontado como uma das cores que mais desbota, Tsukafe afirma que é importante investir em produtos para deixar o cabelo saudável e manter a cor. Segundo ele, o ideal e usar um tonalizante a cada 15 dias.

Para quem ainda está em dúvida sobre as tonalidades, o profissional revela que os tons de cobre estão em alta. Além disso, Tsukafe afirma que na hora de escolher o tom, a mulher deve considerar a cor da pele. De modo geral, os tons mais fechados combinam mais com as peles mais escuras e o mais abertos, com as peles mais claras. Mas tudo depende do cabelo e da personalidade de quem vai usar a cor, diz.

Como regrinha básica, as mais brancas ficam melhores em tons mais acobreados, as morenas combinam com os avermelhados enquanto as negras devem investir em tons vermelhos mais escuros, como o vinho.

Uma linha que não leva amônia e oxidantes e, portanto, menos agressiva ao cabelo é a Color Express, da Salon Line. São cinco tons de vermelhos que compõem a linha de tonalizantes: Cereja (vermelho vibrante), Fúcsia (vermelho púrpura), Rubi (louro vermelho cobre), Rouge (vermelho quente) e Vermelho (intenso).

Os produtos oferecem uma composição perfeita para realçar a cor e o brilho dos cabelos. Com fórmula exclusiva desenvolvida com óleos hidratantes, tom sobre tom, queratina e extrato de algas que condicionam e tratam os fios, deixando-os mais saudáveis.

O tonalizante pode ser usado em cabelos naturais, pós alisamento, relaxamento e progressivas, entre uma coloração e outra, ou simplesmente para reavivar a cor.  Após aplicação, o produto dura de oito a doze lavagens.

Tsukafe apenas faz um alerta para quem gosta de piscina e quer adotar o tom ruivo. A água da piscina, por causa do cloro, ajuda a desbotar ainda mais rápido, explica. Outro alerta é para quem gosta do calor. O profissional orienta a usar um protetor térmico para quem vai se expor ao sol.


PARA NÃO ERRAR NA HORA DE COLORIR OS CABELOS

Cada cabelo uma história
Cada cabelo irá reagir de uma forma diferente e existem vários fatores que vão muito além da genética que influenciam nos resultados como, por exemplo, o fato de você já ter outra química no cabelo ou até mesmo se ele for virgem e estiver ressecado.

Clareamento progressivo
Escureça ou clareie 2 tons de cada vez, sem pressa.

Tinta não clareia tinta
Dependendo da cor de base do cabelo, é quase impossível abrir o tom só com tintura, portanto o mais acertado é procurar um bom profissional.

Um bom resultado depende do estado dos fios
Diagnosticar o estado dos seus fios é essencial antes de pintá-lo, nem todos os cabelos agüentam a coloração, algumas químicas não são compatíveis com a tintura, fato que pode resultar num corte químico (batendo 3 vezes na madeira).

Cabelos ruivos desbotam
É triste, mas é verdade. É claro que não dá pra pintar o cabelo toda semana, então a solução é tonalizar freqüentemente.

Cabelos ruivos exigem manutenção constante
A sobreposição de tinturas danifica as fibras de queratina presentes nos fios, provocando ressecamento, falta de brilho e alterações na tonalidade da cor. Portanto, precisará de hidratação, nutrição e reconstrução.

Sempre faça um teste de mechas e alergia
Existe um fenômeno chamado de cegueira ruiva. O cabelo ruivo no escuro pode parecer meio castanho, quando desbota pode parecer loiro (os dourado-acobrados) ou rosa (os avermelhados) e dependendo da luz pode parecer laranjão. Por isso, fique atenta na hora de fazer a escolha.


UM VERMELHO PARA CADA PELE

Pele clara
A pele branquinha combina melhor com as nuances alaranjadas do ruivo.

Morenas e negras
Já a pele escura casa bem com o tom avermelhado.

Tom de ruivo coringa
O vermelho fúcsia, que é um ruivo com fundo levemente rosado, funciona bem para qualquer tom de pele.