SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um imigrante sudanês morreu tentando cruzar o túnel do canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido, nesta quarta-feira (29), de acordo com a polícia francesa.
O sudanês foi provavelmente atingido por um caminhão que saía de um dos compartimentos que transporta veículos pelo túnel, informou a polícia francesa. Os meios de comunicação franceses relataram que ele foi o nono imigrante a morrer no túnel desde o início de junho.
O tráfego de mercadorias e passageiros pelo túnel tem sido fortemente perturbado nas últimas semanas, à medida que um grande número de imigrantes acampados na área de Calais tenta embarcar em caminhões e trens que viajam da França para a Grã-Bretanha.
Houve cerca de 1.500 tentativas de imigrantes de acessar o túnel na noite de terça-feira (29), informou um porta-voz do Eurotunnel, após 2.000 tentativas na noite anterior.
Segundo o consórcio Eurotunnel, que controla o túnel ferroviário no canal da Mancha, mais de 37 mil imigrantes foram barrados desde 1º de janeiro ao tentar atravessar ilegalmente para o Reino Unido.
A crise migratória em Calais se tornou um impasse, com o Eurotunnel pedindo reembolso aos governos da França e do Reino Unido por cerca de 10 milhões de euros (R$ 37 milhões) gastos em medidas de segurança para conter as travessia ilegais.
O fluxo de imigrantes se intensificou com as disputas trabalhistas na cidade portuária. Nos últimos meses, trabalhadores de um serviço de balsas entre a França e o Reino Unido realizaram diversas paralisações e greves, provocando congestionamentos e facilitando que imigrantes se escondessem em caminhões parados na entrada do túnel sob o canal da Mancha.
O Eurotunnel fará uma campanha em nove idiomas para evitar que imigrantes ilegais tentem usar os trilhos para ir da França ao Reino Unido.