A Secretaria de Estado de Segurança Pública começa a testar na próxima semana um novo equipamento de monitoramento em Curitiba. É um totem que reúne câmeras de monitoramento, sensor de presença, telefone de emergência, tudo integrado em tempo real com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que também começa a funcionar em agosto.

O equipamento já está instalado na Rua Basílio Itiberê com o início do viaduto do Capanema, no Parolin. A torre conta com quatro câmeras que funcionam 24 horas e transmite as imagens para o CICC, sensor de presença para evitar ataques de vândalos e até um interfone para contato direto com o telefone de emergência 190.

Com estas inovações, a Sesp pretende ampliar o número de olhos espalhados pela cidade. No dia 17 deste mês, também foi feito um acordo com bares e casas noturnas, que também disponibilizarão suas câmeras na integração com o CICC.

A estrutura do CICC permite videomonitoramento, por meio da interligação com câmeras de segurança públicas e privadas. São 2 mil câmeras públicas que já estão integradas e que, por meio de profissionais operadores de inteligência, poderão auxiliar em tempo real o policial que estiver atendendo uma ocorrência.