Os cemitérios municipais do Boqueirão e Água Verde estão passando por obras nas áreas interna e externa que vão melhorar as condições de acesso e a segurança de quem passa pelos dois locais. Estão sendo investidos R$ 540 mil do Fundo Municipal para obras de manutenção e acessibilidade.

Para uniformizar e dar identidade aos cemitérios, as cores utilizadas na pintura foram padronizadas, em laranja e vermelho. Os portões de acesso passaram por melhorias e as principais vias internas foram asfaltadas para facilitar a acessibilidade.

É um dos maiores investimentos em reforma já realizado nos cemitérios municipais. A substituição dos paralelepípedos por asfalto é uma necessidade. Agora todas as pessoas terão a mesma facilidade de acesso e com mais segurança, diz a diretora do departamento de serviços especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Carneiro. Ela informa que os cemitérios contam com cadeiras de rodas para empréstimo, que podem ser utilizadas no local.

O Cemitério do Boqueirão teve a Cruz das Almas revitalizada. Teve o espaço ampliado, melhorias no local para acender velas, colocação de bancos e floreiras e reposicionamento dos portais de entrada.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, a iluminação externa foi reforçada. Ao redor do Cemitério do Água Verde foram instaladas 70 luminárias decorativas com lâmpadas de LED (Light Emitting Diode), que são mais econômicas.

No entorno do Cemitério Municipal foram instaladas luminárias decorativas com lâmpadas de vapor metálico. Ao redor do cemitério do Boqueirão estão sendo instaladas 34 luminárias decorativas com lâmpadas de vapor metálico.

O superintende de controle ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, que responde interinamente como secretário municipal da pasta, Raphael Rolim de Moura, diz que a Prefeitura tem investido para oferecer um melhor serviço para a população. No inicio deste mês o serviço funerário começou a chamar as 100 primeiras famílias inscritas para obtenção de terreno no Cemitério do Água Verde, após a reversão dos lotes ao Município e a implantação, após 58 anos da construção do último, de um novo cemitério municipal localizado na zona sul da cidade. Moura informa que o Cemitério Municipal do Santa Cândida passará por melhorias em 2016.

Estrutura

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o mais antigo da cidade, fundado em 1854 completou 160 anos em novembro de 2014, contém aproximadamente 5,7 mil túmulos e 74,3 mil sepultados. O Cemitério do Água Verde, inaugurado em 1888, tem aproximadamente 12 mil túmulos e 96,2 mil sepultados. Criado em 1950, o Cemitério do Boqueirão conta com aproximadamente 6 mil túmulos e 40 mil sepultados. O Cemitério Santa Cândida, inaugurado em 1957, possui atualmente 8,6 mil túmulos e 105,8 mil sepultados.