A duplicação da rodovia João Leopoldo Jacomel, que liga Curitiba a Piraquara, ganhou uma nova frente trabalho. As equipes fazem serviços de drenagem e terraplenagem no trecho próximo ao Expotrade, onde será construído o viaduto no entroncamento com a via férrea e Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, em Pinhais. O trabalho antecede a construção do viaduto, programada para começar neste semestre.

Nesta etapa, os operários trabalham no canteiro central, onde serão construídas novas pistas, que permitirão futuramente a implantação de desvios necessários para a construção do viaduto. Atualmente há quatro frentes de trabalho na rodovia, fazendo serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação e obras de arte especiais, como pontes e viadutos.

Esta é uma obra prioritária do Governo do Estado. Está sendo executada com o máximo cuidado e com reforço na sinalização, para evitar acidentes, explica o superintendente da regional Leste do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Gilberto Loyola. Atualmente passam diariamente pela rodovia mais de 25 mil veículos, a maioria automóveis leves e motos.

Serão 14 quilômetros de rodovia duplicada na PR-415, com investimento de R$ 145 milhões. Estão previstas a construção de ciclovias e calçadas ao longo da rodovia, além de ampliação no número de faixas de trânsito.

OBRA – Além do serviço de terraplenagem, a empresa contratada pelo DER faz a pavimentação em cerca de quatro quilômetros das novas pistas do trecho. Além da pavimentação, as equipes trabalham no alargamento das pontes sobre o Rio Iraí e Piraquara e na construção dos muros de arrimo.

Nessa primeira etapa de obra, entre o Rio Atuba e o Carrefour Pinhais, está sendo implantada mais uma pista ao longo de quase quatro quilômetros. O trecho ficará com seis pistas, três de cada lado. Também serão construídas ciclovias e calçadas. As terceiras faixas serão prioritárias para os ônibus e conversões dos veículos.

O segundo trecho, entre Pinhais e Piraquara, terá seis faixas de circulação, quatro a mais que atualmente. Serão construídos em toda a rodovia pontos de retorno, viadutos, passarelas, ciclovias e calçadas, além da implantação de iluminação central.

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