O Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) apreendeu 12 armas de fogo (sendo 10 longas e duas curtas), pássaros silvestres e grande quantidade de material de caça e pesca durante a Operação Rodentia, que foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (30) nos municípios de Capitão Leônidas Marques e Boa Vista da Aparecida, ambos localizados no oeste do estado, em cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão. A operação visa combater a prática de caça à animais silvestres, da ordem dos mamíferos, que deu origem ao nome da operação, além de aves e pesca ilegal.

O resultado da operação será apresentado durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (30/07), no auditório do SESC (Serviço Social do Comércio) de Pato Branco (PR), com a presença do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, do Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato e do Comandante do BPMA, tenente-coronel Cesar Lestechen Medeiros.

Durante a atividade, os policiais militares apreenderam diversos cartuchos para variados calibres, materiais de pesca e caça, 10 armas longas e duas curtas, com numeração suprimida, dois silenciadores, três lunetas, facas, 15 aves silvestres de espécies como canário da terra, azulão, trinca-ferro, entre outras. Também foram apreendidos aproximadamente 10 kg de carne de animal silvestre.

Estamos atuando especificamente no combate à caça de animais silvestres como paca, cotia, cateto, capivara, entre outros, objetivando também prender pessoas envolvidas com estes crimes. Por meio do cumprimento de mandados de busca e apreensão, já apreendemos carne silvestre, armas, silenciadores e munições, além de vários outros objetos usados para tal prática, disse o tenente Rildo Fausto Kops Neto, um dos integrantes da operação.

A operação iniciou-se por volta das 6h no posto de Salto Caxias, em Boa Vista da Aparecida (PR), de onde as equipes policiais seguiram para os alvos previamente autorizados pela Justiça da Comarca de Capitão Leônidas Marques, que expediu os mandados.

Com os resultados dessa operação, já apreendemos 328 armas de fogo em todo o Paraná e, com certeza, vamos superar o número do ano passado, que foi de 338 armas durante o ano todo. Com ações como essa conseguimos preservar a vida dos animais silvestres e retirar diversas armas de circulação, o que evita não somente crimes ambientais, mas até outros como roubo e homicídio, avaliou o Comandante do BPMA, tenente-coronel Lestechen.

A partir de agora, as denúncias anônimas sobre crimes ambientais poderão ser feitas também por meio do 181. Aproveitamos a oportunidade para anunciar que o cidadão paranaense poderá enviar ao Batalhão Ambiental denúncias sobre crimes ambientais, o que vai ampliar o combate à criminalidade, disse o tenente-coronel.

O comandante do BPMA disse que ações como a Operação Rodentia tem acontecido em todo o Paraná, citando, por exemplo, a região de Londrina. Nossas equipes já apreenderam 2.400 metros de redes de pesca no rio Tibagi, nas proximidades da cidade de Sertanópolis (PR), mostrando que o BPMA tem feito a sua parte para garantir a preservação da vida silvestre, ressaltou.