SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O grupo radical islâmico Taleban no Afeganistão confirmou nesta quinta-feira (30) a morte de seu líder mulá Muhammad Omar e anunciou a escolha de seu sucessor.
Fontes da rede Al Jazeera no grupo radical islâmico afirmaram que o novo comandante é o mulá Akhtar Mansour, número dois da organização, que governou Candahar no período em que o Taleban dominava o Afeganistão (de 1996 até a invasão dos EUA, em 2001).
A informação foi confirmada à agência Reuters por um comandante taleban que disse estar presente à reunião que escolheu Mansour como novo líder.
A morte do mulá Omar, alegadamente ocorrida em 2013, foi anunciada nesta quarta (29) pelo governo do Afeganistão.
Especulava-se que a morte do líder taleban pudesse causar instabilidades nas negociações de paz com o governo, devido a disputas internas entre diferentes candidatos ao comando do grupo armado.
O Paquistão anunciou nesta quinta que a rodada de conversas de paz marcada para esta sexta (31) foi adiada após um comunicado do Taleban afirmar que se retiraria da mesa de negociações.
Segundo informaram os serviços de inteligência do Afeganistão, o mulá Omar teria morrido de causas naturais em um hospital na cidade de Karachi, no Paquistão, em abril de 2013.
O líder do Taleban estava desaparecido desde 2001, quando a organização foi expulsa do poder no Afeganistão após uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos.
Desde então, o Taleban comanda uma insurgência contra autoridades afegãs e tropas ocidentais buscando retomar a influência perdida no país.
Mulá Omar foi o líder do governo do Taleban de 1996 até a deposição pelos EUA. O grupo radical islâmico deu guarida a Osama bin Laden, responsável pelo 11 de Setembro e morto em 2011 numa operação dos EUA em território paquistanês.