A partir desta quinta-feira (30), Paranaguá conta com mais uma arma no combate à Dengue. Seis carros com bomba UBV pesada – popularmente conhecidos como ‘Carros Fumacê’ – começaram a circular pela cidade aplicando inseticida para matar o mosquito transmissor (Aedes Aegegypti) na fase adulta (alada), quando ocorre a picada e transmissão da doença. 

A aplicação do fumacê é necessária após a confirmação de 29 casos da doença contraídos na cidade (autóctones). O combate à doença na cidade é feito por 74 profissionais de saúde. São 25 agentes de endemias, 10 agentes comunitários de saúde, 20 guardas civis municipais, 10 funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (1.ª Regional) e 9 agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) cedidos ao município.

 

Hoje, os carros passaram por ruas dos seguintes bairros: Serraria do Rocha, Porto dos Padres, Palmital, Bockmann, Jardim Eldorado, Emboguaçu e Vila dos Comerciários. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a Secretaria de Estado de Saúde (1ª Regional).

As aplicações são feitas pela manhã e à tarde, entre 6h e 10h e entre 16h e 20h. De acordo com a Semsa, é nestes horários que a fêmea do mosquito transmissor da dengue habitualmente costuma sair para se alimentar – ocasião em que transmite a doença.

Para uma atuação mais eficaz, a cidade foi dividida em seis áreas, identificadas com diferentes cores num mapa. Uma área compreende mais de um bairro, mas os carros fumacês farão o percurso até completar toda a área. A Ilha dos Valadares terá um carro específico para a localidade.

Proprietária de uma pequena loja de roupas no Palmital, Valkíria Ramos Rodrigues, foi uma das primeiras a ver o carro em ação e aprovou a medida. Eu trabalho aqui no Palmital, mas moro na Ilha dos Valadares e acho muito importante a aplicação por meio dos carros. Se fosse fazer a aplicação de casa em casa como era feito antigamente, iria demorar muito, disse.

FUMAÇA NÃO MATA LARVA
O departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ressalta que o fumacê é um método de combate à dengue que só atinge o mosquito em sua fase adulta. O mais importante continua sendo a eliminação dos focos do mosquito da dengue, ainda na fase de ova ou larva.

É muito importante que o parnanguara não descuide do cuidado em seu quintal, nas calçadas e nas ruas, pois o mais importante continua sendo a eliminação do mosquito antes da fase adulta, salienta Tayana Galvão, coordenadora da vigilância civil municipal.

Também fazemos um apelo na questão do lixo. Temos encontrados muitos focos em terrenos baldios ou lixo depositado em locais incorretos. Tem foco até em água suja, contrariando a crença de que o mosquito só se reproduz em água limpa. Ou seja: o Aedes está se adaptando as condições e temos de ser permanentemente vigilantes, resumiu.

 

Quando o carro fumacê passa, faz um zumbido forte e bem característico. A população deve se habituar ao barulho e aproveitar para abrir janelas e portas, aumentando a eficácia do veneno.
Alguns cuidados são necessários quando o carro estiver passando. Confira:

– Proteger alimentos e utensílios de cozinha;

– Cobrir água e comida de animais de estimação;

– Proteger aquários;

– Proteger gaiolas de pássaros;

– Retirar roupas do varal;

– Não deixar as crianças brincarem na fumaça;

– Proteger os carros ou lavar após a aplicação pois o inseticida pode manchar