A Ford lançou a versão Fastback de quatro portas da linha Focus, que começa a ser vendido em agosto. No visual, a novidade é que o modelo recebeu o atual family face da Ford. Agora, as entradas de ar dianteiras estão maiores e mais largas, e se assemelham com os modelos da Aston Martin – marca de esportivos de luxo inglesa que já pertenceu à Ford. Os frisos da grade diferenciam as versões – na de entrada SE possui estilo colmeia, e no topo de linha Titanium, cromada. Os faróis estão mais longos e afilados, e na versão mais cara são compostos de leds com bi-xenônio adaptativos, que regulam o facho de luz de acordo com a direção e velocidade.

No interior, predomina o acabamento soft-touch. O volante multifuncional é revestido em couro. No centro do painel está uma tela de LCD de 4,2 ou 8 polegadas – o tamanho varia de acordo com a configuração. Junto com a nova estética o modelo incorpora uma maior gama de cores para a carroceria. No total, são nove opções – duas variantes de azul, dois pratas, dois cinzas, vermelho, preto e branco.

Sob o capô, está o motor 2.0 Duratec flex com injeção direta de combustível. O propulsor é capaz de render 175/178 cv de potência e 21,5/22,5 kgfm de torque com gasolina/etanol. De acordo com a marca, a partir dos 2.750 rpm, já é possível desfrutar de 88% do torque do modelo. Junto com ele, interage a transmissão automatizada PowerShift de dupla embreagem e seis velocidades.

O Focus Fastback chega com as versões SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus, com preços entre R$ 77.900 e R$ 96.900.