Morreu neste domingo (2 de agosto) a adolescente israelense de 16 anos esfaqueada por um extremista judeu durante o desfile do Orgulho Gay em Jerusalém, na quinta-feira (30 de julho). O hospital Hadassah foi quem comunicou a morte.

Shira Banki foi esfaqueada quando estava ao lado de outras cinco pessoas durante o desfile. Ela foi internada em estado crítico. O seu agrressor, o extremista Yishaï Shlissel, colono ultraortodoxo, foi preso e indiciado pelo ataque. Ele já havia protagonizado um episódio parecido em 2005, quando deixou três feridos na parada do Orgulho Gay, e havia acabado de cumprir 10 anos de prisão domiciliar pelo ataque.

Já na sexta-feira, outro ato de viol~encia provocou ainda mais consternação e uma onda de críticas em Israel e nos territórios palestinos, assim como no exterior. O bebê palestino Ali Dawabcheh, de 18 meses, morreu queimado e seus pais e irmão ficaram gravemente feridos quando colonos israelenses colocaram fogo na casa da família na Cisjordânia ocupada, um ataque considerado “terrorista” por Israel.