SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Para os correntistas do HSBC, a compra das operações no Brasil não irá acarretar nenhuma mudança. Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 3, o presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, afirmou que os principais benefícios de atendimento dos clientes do HSBC no exterior, como saques sem custo, transferências de valores e facilidades no intercâmbio entre contas, serão mantidos. 

O Bradesco anunciou na madrugada desta segunda a compra da filial brasileira do banco britânico. Segundo Trabuco, a ideia é levar ao restante dos clientes banco o mesmo tipo de produtos e serviços que os do HSBC já tinham. “Teremos agora a possibilidade de ampliar a capacidade de produtos e serviços que ainda não eram oferecidos por questões estratégicas”, disse.

Segundo André Brandão, presidente do HSBC no Brasil, esse tema já foi mapeado internamente e será tratado pelas equipes que discutirão a integração dos dois bancos. Trabuco afirmou que o próprio Bradesco, apesar de não ter uma rede de agências de presença global como o HSBC, tem os seus parceiros internacionais, além de unidades nos EUA, Europa e Ásia.

REAÇÃO DO MERCADO

O Bradesco comprou o HSBC Brasil por US$ 5,2 bilhões (R$ 17,6 bilhões), valor que foi considerado elevado pelo analistas do mercado. As ações do banco têm queda de 3% e estão entre as maiores baixas do Ibovespa, principal termômetro dos negócios na Bolsa brasileira. Segundo Trabuco, a compra do HSBC no Brasil é a maior aquisição já feita pelo Bradesco, que permitirá uma ampliação de 20% da atual presença do banco no país. O HSBC planeja manter uma pequena presença no Brasil para atender clientes corporativos.

Segundo o Bradesco, a aquisição vai proporcionar benefícios para os clientes das duas instituições, como o aumento da rede de atendimento em todo o país e o acesso a produtos oferecidos pelos dois bancos, principalmente nos mercados de seguro, cartão de crédito e administração de fundos (asset management). “A aquisição possibilitará ganho de escala e otimização de plataformas, com aumento da cobertura nacional, consolidando a liderança em número de agências em vários Estados, além de reforçar sua presença no segmento de alta renda”, diz o banco em comunicado.

Os clientes do HSBC, de acordo com o Bradesco, “continuarão a ser atendidos da forma habitual e, após a conclusão da operação, passarão a contar com todos os produtos, os serviços e as comodidades oferecidas”.