Um marroquino de 27 anos morreu asfixiado dentro de uma mala colocada no porta-malas de um carro que seguia a bordo de um ferry, quando tentava entrar ilegalmente na Espanha, anunciou hoje (3) a Guarda Civil. O seu irmão, de 34 anos, embarcou legalmente com um veículo a bordo do ferry que liga Melilha (enclave espanhol em Marrocos) a Almeria (Sul de Espanha).

“Aparentemente, ele tentou que o irmão entrasse clandestinamente na Espanha, escondendo-o a bordo do veículo”, declarou um porta-voz da Guarda Civil.

Durante a viagem, descobriu que o seu irmão não estava respirando e alertou a tripulação. Todos os esforços de reanimação por parte da tripulação do ferry e dos socorristas no Porto de Almeria não deram resultados, segundo a agência de notícias AFP. O irmão mais velho foi preso e acusado de homicídio culposo.

No início de maio, um menino de oito anos foi encontrado escondido em uma mala pela Guarda Civil, na fronteira entre Marrocos e Ceuta. O seu pai, residente em Espanha, tentou levá-lo clandestinamente para o país porque o seu salário não era suficiente para fazer um pedido de residência para a criança.

A imagem de raios-X do menino, escondido em posição fetal, suscitou a indignação na Espanha, onde ele finalmente obteve autorização de residência provisória e encontrou os seus pais.