PAULO MATUCK
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A 16ª rodada do Brasileiro marcou o retorno do Fluminense ao G-4. O time carioca, agora terceiro colocado, promoveu a estreia de Ronaldinho na partida contra o Grêmio, sábado (1), no Maracanã, e venceu por 1 a 0. Mas mesmo com o reforço, não mudou sua característica de jogar. Ficou menos tempo com a posse de bola em comparação ao adversário.
Dos 11 primeiros colocados na classificação do Nacional, o Flu é o que menos valoriza a posse de bola. Das 16 partidas que realizou, em apenas quatro oportunidades teve o domínio por período maior do que o rival. Em todas as vezes que isso aconteceu, o time venceu. Nos outros 12 confrontos, o adversário ficou com a bola mais tempo do que o Fluminense. Nessas partidas o time carioca cinco vitórias, três empates e quatro derrotas.
Entre as equipes que frequentam as posições na primeira metade da classificação, além do Fluminense, apenas o Palmeiras apresenta saldo negativo no quesito posse de bola, mas em proporção significativamente inferior ao do time carioca. A equipe paulista teve maior domínio em sete partidas e viu o adversário ficar mais tempo com a bola em nove confrontos.
No grupo dos ponteiros, o líder Atlético-MG é o time que mais vezes terminou partidas com maior volume de posse de bola. Isso aconteceu em 12 das 16 rodadas. Mais embaixo na tabela de classificação, o São Paulo, sétimo colocado, e o Internacional, décimo, assim como a equipe mineira, apresentaram menor controle da bola do que os rivais em apenas quatro dos 16 jogos realizados.
O Corinthians, vice-líder, demonstra equilíbrio nesse quesito. Em oito partidas teve maior posse de bola. Nas outras oito, foi seu adversário que ficou mais tempo com a pelota. O Sport, que completa o G-4, teve mais posse de bola em dez de suas partidas contra seis de predomínio dos rivais.
Os números mostram uma ligeira vantagem para os times que ficam menos tempo com a bola. Dos jogos que tiveram vencedor, 51,7% terminaram com os três pontos conquistados pelas equipes que ficaram menor tempo com a bloa. Os times que retiveram a posse por maior período ganharam 48,3% dos confrontos.