O Paraná Clube enfrenta um tabu nessa terça-feira às 21 horas, em Belo Horizonte, na partida pela 17ª rodada da Série B, contra o América-MG. O clube paranaense nunca venceu esse rival fora de casa. Nos nove confrontos com mando da equipe mineira, foram cinco empates e quatro derrotas do Tricolor da Vila Capanema.

Além de desafiar um retrospecto histórico, o Paraná tenta nesta partida a primeira vitória contra um dos atuais integrantes do G4 da Série B. Antes, perdeu em casa para o Vitória e para o Botafogo. E foi derrotado em Salvador pelo Bahia.

O América está em 4º lugar, com 28 pontos. O Paraná é o 12º colocado, com 20.

Para esse confronto, o Paraná provalmente usará a mesma escalação do último jogo (empate em 0 a 0 com o CRB, no último sábado). O técnico Fernando Diniz não dá pistas sobre o time e não faz treinos abertos à imprensa. No entanto, ele não tem novos desfalques e não conta com retornos importantes.

É sempre bom a gente estar repetindo os jogos, porque é diferente dos treinamentos, a gente consegue se conhecer melhor durante os jogos. É sempre mais favorável repetir a equipe enquanto pode, disse o meia Rafael Costa, em entrevista coletiva.

O meia Éder e o volante Jácio seguem em recuperação no departamento médico – já não atuaram nas duas últimas rodadas.

O que é certo é a manutenção do estilo de jogo. Independente do mando de campo, Fernando Diniz adota a posse de bola como prioridade, além da marcação avançada e a saída de bola com passes curtos como características. Esse é o pensamento nosso. Ele chegou e colocou esse método dele. Tanto dentro como fora, vamos impor nosso estilo de jogo, afirmou o zagueiro Luciano Castán.

AMÉRICA-MG x PARANÁ
América-MG: João Ricardo; Robertinho, Wesley Matos, Alison e Raul (Xavier); Leandro Guerreiro, Diego Lorensi (Rodrigo Souza), Felipe Amorim, Tony e Bruno Sávio; Rubens. Técnico: Givanildo Oliveira
Paraná: Marcos; Ricardinho, Luiz Felipe, Castán e Rafael Carioca; Jean, Fernandes, Danielzinho e Rafael Costa; Henrique e Fernando Viana. Técnico: Fernando Diniz
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG), às 21 horas

OS 18 CONVOCADOS
Pelo Paraná Clube para o jogo com o América-MG
Goleiros: Marcos e Felipe Alves
Zagueiros: Léo Coelho, Luciano Castán, Luiz Felipe
Laterais: Fernandes e Ricardinho
Volante: Jean
Meias: Alex Brilhante, Rafael Carioca, Thiaguinho, Lucas Pará, Rafael Costa e Danielzinho
Atacantes: Henrique, Fernando Viana, Carlinhos e Paulo Henrique