O ex-senador Osmar Dias foi reeleito, no sábado, para a presidência do PDT do Paraná. Ele disse que permanecerá licenciado do cargo em função de suas atividades como diretor de agronegócio do Banco do Brasil. Vice-presidente, o deputado estadual Marcio Pauliki vai comandar a legenda nesse período.

Prioridade
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), não compareceu à convenção em função de outros compromissos. Osmar, porém, negou que haja problemas de relacionamento entre o partido e Fruet e garantiu que a reeleição do prefeito é prioridade da legenda para o ano que vem. Sobre as eleições de 2018, para as quais ele é cotado como potencial candidato ao governo ou ao Senado, Osmar desconversou, dizendo que é muito cedo para falar disso.

Sonegação
O deputado estadual Maurício Requião Filho (PMDB) abriu hoje os trabalhos da Assembleia Legislativa apresentando uma denúncia anônima que ele diz ter recebido na semana passada, envolvendo um suposto esquema de sonegação de impostos encabeçada pela Refinaria de Manguinhos – uma distribuidora de combustíveis com origem no Rio de Janeiro. Segundo a denúncia, essa refinaria teria se instalado no Paraná em 2008, depois de ser acusada de irregularidades no RJ e ter seu registro negado pelo Estado de São Paulo. A partir de 2011, de acordo com o deputado, ela passou a acumular débitos com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que atualmente já somariam R$ 1 bilhão.

Anonimato
A empresa – que seria de propriedade de Ricardo Magro – usaria precatórios e créditos podres do ICMS para quitar dívidas com o Fisco estadual. Além disso, ela faria acordos se comprometendo a pagar suas dívidas com a Receita para conseguir a liberação de cargas. Pagavam a primeira parcela, e depois não pagavam mais, afirmou o parlamentar. Requião Filho disse que o mesmo esquema envolveria a recém criada Câmara de Compensação de Precatórios, e teria a participação de uma rede de farmácias e uma rede de supermercados paranaense. Ainda segundo o peemedebista, deputados teriam envolvimento nesse esquema, que dependeria ainda da conivência de procuradores, integrantes do Judiciário. Requião Filho não quis dar nomes, alegando que se trata de uma denúncia anônima, e afirmou esperar que o Ministério Público investigue o caso e apure a veracidade da denúncia. Ele disse que o dossiê teria mais de cinco mil páginas, sendo 20 páginas da denúncia propriamente dita, e as demais de documentos.

Relevância
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, ontem, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que permite à Prefeitura conceder descontos nos valores de multas e juros no caso de adesão a programas de recuperação fiscal. O projeto irá passar por uma segunda votação para depois ser sancionado. Atualmente, é permitido o perdão de débitos tributários apenas nos casos de calamidade pública ou grande relevância social, mediante aprovação de lei específica para cada situação.Caso a emenda seja aprovada, também poderão ser anistiados de juros e multas os contribuintes participantes de programas de recuperação fiscal.

Crise?
A senadora Gleisi Hoffmann (PT) insistiu ontem que o país não passa por uma crise econômica e elencou uma série de manchetes para comprovar sua tese. Na última semana, Gleisi chegou a apontar que as filas parque de diversões Beto Carrero em Santa Catarina como mais um exemplo claro que a crise, de certo forma, era somente assunto da imprensa. Antes ela tinha citado o crescimento no mercado de cosméticos. Afinal, qual é o problema em citar o setor de estética e de beleza, que vai movimentar R$ 9 bilhões em 2015, ou o setor de diversões?