Os dois destinos turísticos mais procurados do Estado são o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, e a Usina de Itaipu, ambas em Foz do Iguaçu. Somente em 2013, cerca de 2,4 milhões de pessoas visitaram o município por motivos turísticos. Em terceiro lugar está a Linha Turismo de Curitiba, que no ano passado transportou 659 mil pessoas.

Os dados estão em matéria da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, falando sobre emprego na área de turismo do Estado. De acordo com o último levantamento da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, em dezembro de 2010 o Estado contabilizava 121.569 trabalhadores empregados nas áreas ligadas ao turismo. Em 2013, esse número saltou para 144.701.

A Linha Turismo circula por 25 pontos turísticos da Capital. O percurso, que tem como ponto inicial a Praça Tiradentes, passa por parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o Mercado Municipal durante suas duas horas e meia de passeio. Com R$ 35 o passageiro pode comprar a cartela com cinco tíquetes que permite desembarcar em quatro atrativos turísticos.

O serviço opera regularmente de terça a domingo, a partir das 9 horas até as 17h30 com 12 ônibus de dois andares e com os complementares simples. Nos períodos de férias de julho e de dezembro a fevereiro, a Linha Turismo funciona todos os dias.

Colaborou
Maria Victoria Lima
Especial para o Bem Paraná