A Caixa Cultural Curitiba apresenta, como atração do projeto Samba de Bamba, a cantora Jussara Silveira. Nascida em Minas Gerais e criada na cidade baiana de Salvador, ela vem à capital paranaense hoje, com o show A Ordem é Samba – A Nova Velha Guarda do Samba da Bahia.

Acompanhada pelo percussionista e baterista Marcelo Costa — produtor de três dos seus discos — e pelo violonista Muri Costa, Jussara escolheu o repertório a partir de sua própria discografia, com sambas que gravou ao longo de sua carreira ou cantou em shows. Esses faixas formam uma unidade que percorre composições desde Assis Valente a jovens autores como Tiganá Santana, Moreno Veloso, J. Velloso e Paquito, passando por Roque Ferreira, Batatinha e por Dorival Caymmi. Deste último, o destaque é o samba Lá Vem a Baiana, gravado por ela no premiado álbum Canções de Caymmi e que faz parte da trilha do filme hollywoodiano Separados pelo Casamento, com Jennifer Aniston e Vince Vaughn no elenco.

A partir do disco Canções de Caymmi, a cantora faz uma sutil ligação entre registros anteriores e sonoridades posteriores, mantendo a ponte entre nosso passado e nosso futuro, preservando os elementos utilizados por compositores de cada época, como a caixa de fósforos de Batatinha, ou o prato de Dona Edith, dando lastro ao seu canto.

Em sua terceira temporada, o projeto Samba de Bamba tem a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro transcendeu as fronteiras de rodas de samba do Rio de Janeiro.