RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Faltando um ano para o início dos Jogos Olímpicos, a Prefeitura do Rio apresentou nesta terça-feira (4) uma das galerias de um dos túneis da Transolímpica, via que ligará o Parque Olímpico na Barra da Tijuca ao complexo de esportes em Deodoro.
Está completa a perfuração de uma das galerias do túnel que atravessa a serra do Engenho Velho, a que fará o transporte no sentido Jacarepaguá, na zona oeste.
Falta terminar a perfuração da segunda galeria desse túnel e concluir as detonações do outro, na Estrada da Boiúna, além de concluir a construção da via.
Segundo a prefeitura, 65% das obras da Transolímpica foram executadas.
A prefeitura não fornece uma data precisa para a inauguração da via, apenas diz que as obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2016.
A construção da Transolímpica é um dos legados da Olimpíada. Um dos três corredores da via de 25 km será reservado para o BRT (Bus Rapid Transfer). A Transolímpica fará integração com duas outras vias, a Transoeste, no Recreio, e com a Transcarioca, em Curicica.
O túnel inaugurado parcialmente nesta terça atravessa o Maciço da Pedra Branca. Ele será uma alternativa à Estrada do Catonho, que continuará aberta.