Os canais de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná estão ganhando uma cara nova, mais moderna e eficiente. Todas as ferramentas de mídia, que formam o sistema de divulgação do trabalho e ações desenvolvidas pelos deputados, passaram por uma reformulação conceitual e estética, e a partir de agora vão atuar de forma integrada. Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), as medidas atendem aos objetivos da Mesa Executiva que quer contar cada vez mais com a participação dos cidadãos no dia a dia do Legislativo.

Precisamos que os paranaenses estejam permanentemente conectados com o nosso trabalho, apresentando suas reivindicações, sugestões e críticas, frisou. Esse diálogo contínuo, essa sintonia, através dos inúmeros canais tecnológicos que temos à disposição hoje, é essencial para a construção de uma nova realidade, especialmente diante da atual situação econômica do país, acrescentou.

Foram feitas mudanças no site institucional, que ficou mais ágil e com navegação ainda mais facilitada; novos programas começam a ser exibidos pela TV Assembleia; a Rádio Assembleia está ganhando novos equipamentos; um informativo interno está sendo lançado para estimular a integração entre os servidores; e informações mais detalhadas passam a ser publicadas integralmente no Portal da Transparência.

Site – Uma das primeiras transformações que será percebida pelos internautas é a que envolve o novo site da Assembleia. Ele está com novo layout, aparece com um visual de cores sóbrias e passa a disponibilizar links que contribuem para melhorar o acesso aos conteúdos sobre projetos de lei, audiências públicas, reuniões, sessões plenárias e todas as demais atividades dos parlamentares. O site também contará com um espaço virtual exclusivo para o melhor acompanhamento do andamento de projetos de lei no Legislativo, facilitando a pesquisa e a localização dos projetos em tramitação. A navegação por parte dos cidadãos ganha em fluência, ao mesmo tempo em que as consultas podem agora ser muito mais abrangentes.

Por isso, o novo formato do portal segue as tendências atuais de design mais despojado, adotadas pela rede mundial de internet. O público também ganha voz num espaço exclusivo, o Você na Assembleia, onde poderá expressar sua opinião quando estiver em visita ao Parlamento. Outra alteração importante abrange a área dedicada à estrutura das redes sociais – facebook, instagram, flickr, twitter e youtube. Ao dar maior visibilidade a essas formas de comunicação a Assembleia busca estimular a participação da sociedade através do diálogo e do compartilhamento de propostas utilizando essas plataformas. Há ainda um espaço exclusivo para a Foto do Dia e um mapa interativo que auxilia quem quer chegar até a Assembleia, de qualquer local do estado. O site pode ser acessado pelo computador, tablet ou celular no endereço www.alep.pr.gov.br.

Transparência – O Portal da Transparência (www.alep.pr.gov.br/transparencia) passou por mudanças e está ainda mais completo, facilitando e estimulando a fiscalização que pode e deve ser exercida pela população sobre todos os órgãos públicos. Passa a ser disponibilizada a relação dos pagamentos com diárias dos servidores e com passagens aéreas. As cópias dos contratos das licitações e convênios igualmente foram ordenadas e sistematizadas, e estão agora publicadas em links específicos.

No Portal da Transparência, que segundo a Assembleia deve ser um dos mais completos do país, estão disponíveis as remunerações de todos os deputados e servidores; as relações com os nomes dos funcionários – efetivos, inativos, comissionados, pensionistas, temporários e dos cedidos para outros órgãos – e respectivos cargos e lotações. Através de vários links disponíveis na página o cidadão pode verificar ainda os resultados das votações em Plenário, conferir as presenças dos deputados nas sessões, os editais de licitação, as informações sobre despesas e receitas, os valores das diárias para servidores em missão oficial, o controle de produtos em estoque e a agenda atualizada de todas as atividades parlamentares.

Há ainda ícones específicos para estimular a integração da população: um abre o formulário para pedidos de informações; outro acessa a Central de Atendimento ao Cidadão; e um terceiro permite que se encaminhem dúvidas ou sugestões diretamente à Ouvidoria da Casa. Sem sair desta página o internauta pode também fazer pesquisas sobre projetos, a pauta do Plenário (a Ordem do Dia) e consultar leis e atos normativos estaduais. O portal possibilita ainda verificar os recursos e despesas previstos pelo Governo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA).