Mais de 50 profissionais de saúde, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Corpo de Bombeiros dos municípios da região Oeste participaram nesta segunda e terça-feira (3 e 4) de um curso sobre captura e manejo de serpentes, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, em Cascavel. O objetivo foi preparar as equipes de profissionais da vigilância em saúde dos municípios para atuar em situações onde o animal é encontrado em locais de risco, como casas, quintais, escolas e estabelecimentos comerciais.

Esta é a etapa prática de um treinamento iniciado no mês passado, promovido pela 10ª Regional de Saúde de Cascavel. O primeiro encontro abordou aspectos teóricos sobre a biologia e a identificação de animais peçonhentos, com ênfase nas espécies de serpentes mais frequentes no Oeste do Estado.

De acordo com o biólogo da Secretaria Estadual da Saúde, Emanuel Marques da Silva, o curso é importante para garantir que todos os municípios tenham pelo menos uma equipe capacitada neste tipo de atividade. Encontrar serpentes e outros animais peçonhentos na cidade é bastante comum e por isso é preciso que haja uma equipe preparada para fazer a contenção desses animais e a remoção para local adequado, explicou.

REGIÃO – Somente no ano passado, 41 acidentes com serpentes foram registrados nos 25 municípios de abrangência da 10ª Regional de Saúde de Cascavel. Em todo o Paraná, foram 870 ocorrências no mesmo período.

Para minimizar esse problema, profissionais das secretarias municipais de saúde são capacitados para esclarecer e orientar a população sobre a prevenção dos acidentes por animais peçonhentos.

Na nossa região há frequentes ocorrências de serpentes venenosas, como a cascavel e a jararaca. Por conta disso, estamos preparando toda uma retaguarda para evitar possíveis acidentes, disse a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 10ª Regional de Saúde, Lilimar Mori.