SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A CBF confirmou nesta terça-feira (4) o amistoso da seleção brasileira contra a Costa Rica, no dia 5 de setembro. O jogo foi marcado para a Red Bull Arena, em Noja Jersey (EUA). Inicialmente, a empresa que organiza as partidas da seleção tentava realizar o jogo no Metlife Stadium, também em Nova Jersey, mas esse campo estará reservado para partidas da liga profissional de futebol americano.

O jogo contra os costa-riquenhos será o primeiro do Brasil depois do fracasso na Copa América do Chile, quando caiu nas quartas de final para o Paraguai, em junho. Três dias depois, o rival do Brasil será os Estados Unidos, também em amistoso, em Boston. O cancelamento do jogo contra a Argentina em 5 de setembro, que valeria pelo Superclássico das Américas, deixou em aberto o 5 de setembro na data Fifa do mês.

A partida contra a Argentina foi cancelada porque a empresa que organiza o Superclássico das Américas, um jogo anual entre as rivais com o aval da Conmebol, foi incluída no escândalo de corrupção do futebol. Os executivos da Full Play estão presos acusados de pagar propinas a cartolas para receber o direito de organizar competições como a Copa América e a Libertadores Como a Folha publicou, a empresa que organiza os jogos da seleção, a Pitch International, ofereceu a Jamaica e a Costa Rica como opção para a data, mas inicialmente o técnico Dunga rejeitou porque esperava rivais mais fortes. Foi cogitado ficar apenas treinando entre 31 de agosto, quando os atletas se apresentam, e 8 de setembro, quando enfrentam os Estados Unidos.

No fim, a comissão técnica decidiu ser importante jogar, e aceitou a Costa Rica. Em outubro, o time comandado por Dunga iniciará sua participação nas eliminatórias para a Copa-2018, que será na Rússia. Serão duas rodadas: o Brasil estreia contra o Chile, fora de casa, e depois enfrentará a Venezuela, em casa -ainda não há cidades definidas para as partidas.