VENCESLAU BORLINA FILHO CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de Campinas (97 km de São Paulo) poderá ter o dia do “É gol da Alemanha”, destinado a recordar a derrota da seleção brasileira por 7 a 1 contra os alemães na Copa do Mundo. O projeto de lei de autoria do vereador Jota Silva (PSB), mesmo partido do prefeito da cidade, Jonas Donizette, está em tramitação na Câmara e ainda não passou por votação.

Pela proposta, todo o dia 8 de julho será lembrado pela derrota. Além disso, a data será destinada a promover, sem custos aos cofres públicos, debates pela comunidade esportiva municipal. O vereador afirmou que a ideia do projeto era debater o futebol.

Em conversa recente com amigos, a ideia nasceu após brincadeiras com a goleada brasileira sofrida. “Se colocasse outro nome, como o Dia do Futebol ou Dia da Bola, não chamaria tanto a atenção”, disse o parlamentar.

Jota Silva é radialista e locutor esportivo da rádio Central de Campinas, que pertence ao grupo Sol Panamby, presidido pela viúva do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, Alaide Quércia. De acordo com ele, após os debates, será elaborado um documento para as autoridades, com sugestões sobre o esporte e os clubes. “Vamos trazer para a Câmara uma discussão sobre futebol”, afirmou.

O vereador afirmou acreditar que não encontrará problemas para aprovar o projeto, que deverá ser sancionado pelo prefeito. Donizette está em férias e deve retornar à prefeitura na próxima semana. Jota Silva assumiu o mandato de vereador neste ano como suplente na vaga de Luiz Lauro Filho, que se elegeu deputado federal pelo PSB. Já tinha sido parlamentar na cidade entre 2001 a 2008.