THAIS BILENKY
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – A emissora Fox News anunciou os dez pré-candidatos republicanos que participarão do primeiro debate da corrida presidencial, na quinta (6), e criou uma “série B” para acomodar os sete nomes mais mal colocados, entre eles a antiga promessa do partido.
A exclusão do ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum, bem colocado na disputa de 2012, indica que o eleitorado republicano deseja ver uma renovação na eleição para a Casa Branca.
O critério de seleção da Fox News é, além do cumprimento de normais legais das pré-candidaturas, as melhores colocações em pesquisas de intenção de voto.
Foram incluídos no debate oficial o polêmico magnata Donald Trump, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, o governador de Wisconsin, Scott Walker, o neurocirurgião aposentado Ben Carson, o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee, o senador pelo Texas Ted Cruz, o senador pela Flórida Marco Rubio, o senador por Kentucky Rand Paul, o governador de Nova Jersey, Chris Christie, e o governador de Ohio, John Kasich.
O evento terá duas horas de duração e será transmitido às 22h (horário de Brasília) pela TV (pela Fox News), pelo rádio, pela internet e pelo Facebook, que é seu correalizador.
A “série B” acontecerá no mesmo dia, às 18h, com uma hora de duração.
Participarão Santorum, o ex-governador do Texas Rick Perry, o governador da Louisiana, Bobby Jindal, a empresária Carly Fiorina, o senador pela Carolina do Sul Lindsey Graham, o ex-governador de Nova York George Pataki e o ex-governador de Virgínia Jim Gilmore.
O Partido Republicano bateu o recorde de pré-candidatos neste ano, com 17 nomes na disputa.