A base de assinantes de TV paga no Brasil passou de 18,5 milhões em maio de 2014 para 19,7 milhões em maio de 2015, um crescimento de 6,1%, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas uma pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) revela que o número de lares com acesso a esses serviços já chega a 24,2 milhões. Portanto, o país já tem 4,5 milhões de usuários clandestinos, um mercado que cresceu 8,6% entre maio de 2014 e maio de 2015.

O estudo, realizado pela consultoria H2R, foi apresentada no primeiro dia da Feira e Congresso ABTA 2015, que acontece até a próxima amanhã, em São Paulo. Este é o segundo estudo sobre furto de sinal a pedido da ABTA. No ano passado, o levantamento em 16 regiões do Brasil mostrou que o país contava com 4,2 milhões de lares captando sinais clandestinamente, o que equivalia a 18% do total de assinantes. Neste ano, os ilegais representam 18,8% da base de lares conectados à TV paga.
Segundo um levantamento do setor, o Estado deixa de arrecadar cerca de R$ 1 bilhão em evasão de tributos com o furto de sinais de TV paga. A expansão do mercado clandestino mostra que é necessário um envolvimento ainda maior do Estado no cerco à ilegalidade.