Para quem gosta de neve, frio, férias de inverno, ainda dá tempo para curtir descidas na mais longa pista de ski da América do Sul, as Termas de Chillan, com seus 13 quilômetros da estação na parte mais baixa dos Altos Andes, com uma natureza que vale a viagem mesmo para quem prefere ficar tomando chocolate quente, apreciando a paisagem dos janelões do hotel.

CHILLAN
Termas de Chillan ficam a 480 quilômetros de Santiago, uma viagem de 45 minutos de vôo, 2h30 do aeroporto de Concepción ou 1h30 do aeroporto de Chillan. Restaurantes, bares, salas de vídeo, salão de jogos, lojas, sala de lareira, discotecas, piscinas aquecidas, berçário, snowpark, motos de neve e trenós para travessias fazem parte das facilidades que o turista encontra.

A montanha tem altitude de 2.700 metros na parte alta e 1.650 metros na base. São 28 pistas somando 35 quilômetros. Pistas para experts, 40% de pistas de nível intermediário e pistas para iniciantes. O desnível é de 1.100 metros. O ski-lifts tem 9 teleféricos sendo 1 triple chair, 3 double chairs e 5 surface tows, funcionando das 9 horas até 17 horas.


Ainda dá tempo: a temporada de neve no Chile termina em outubro

É possível fazer aluguel de equipamentos diários: standard (ski, botas, bastões), snowboard (prancha e bota), motos de neve, ou contratar passeio de trenó puxado por cães. Para quem começa no esporte da neve, há aulas em grupos, aulas particulares, miniescola de ski e junior camp para crianças de 4 a 12 anos e aulas com equipamento.

O Hotel cinco estrelas é o Gran Hotel Termas de Chillan, com serviço e infra- estrutura de nível internacional. Oferece 120 apartamentos de seis tipos. Restaurantes, salas de jogos, cabeleireiro, salão de eventos, ginásio, creche, quadra de squash, complexo termal, piscinas de água aquecida pela lava dos vulcões próximos, com várias terapias de relax.

Outras opções Hotel Pirimahuida, instalada a sete quilômetros das pistas, em terreno com quedas d’água, vista para as montanhas nevadas e vulcão Chillan. São apenas 26 apartamentos. Tem restaurante, bar, sala de estar e piscina, além de serviço de traslado até o centro de ski. O Hotel Pirigallo, 3 estrelas, fica no meio dos bosques e na base das pistas de ski. São 48 apartamentos, alguns com beliches para até 4 pessoas. Um complexo de spa termal é equipado com banhos de enxofre, tratamentos de lama, massagens corporais, sauna, hidromassagem e academia de ginástica.


Alugar acessórios para esportes de neve é possível nos resorts de ski chilenos

Quem preferir utilizar condomínio, tem disponíveis seis edifícios com 60 apartamentos de três tipos cada um. Acomodam de duas a seis pessoas. Todos com cozinha completa, serviço de arrumação diário. Junto do condomínio fica o Clubhouse com serviço de restaurante e bar, sala de estar, piscina e minimercado.

PORTILLO
Com mais de meio século, Portillo é a estação de ski mais antiga do Chile. Foi cenário de campeonatos e recordes mundiais. Mantém o mesmo aspecto do passado: a hospedagem fica restrita ao hotel, sem vilas ou cidades por perto. As refeições são feitas no próprio hotel e se transformam em eventos. É o lugar ideal para descansar e ficar fora do mundo. Com apoio de guias especializados é possível esquiar fora das pistas, aproveitando melhor a paisagem das montanhas.

A montanha tem o ponto alto a 3.322 metros de altitude. Na base é de 2.850 metros. São 22 pistas com espaço para experts e iniciantes, deixando 60% para intermediários. O desnível é de 812 metros. São 13 teleféricos. A temporada para os esquiadores inicia em junho e segue até outubro.

Portillo fica a 165 quilômetros de Santiago, uma viagem de 2h15 minutos de carro, 35 minutos de helicóptero ou 3 horas de ônibus. O hotel Portillo tem restaurantes, bares, piscina aquecida externa, jacuzzi, sauna, massagem, cabeleireiro, cinema, berçário, discoteca. Aulas em grupo ou particulares.

Tanto a mais antiga estação de ski do Chile, como a maior de todas, fazem parte das melhores estações para esportes de inverno da América do Sul.


DESTAQUES


O Egito inaugurou hoje a duplicação do Canal de Suez, obra de um ano, que reduz de 18 horas para 11 horas a ligação do Mediterrâneo com o Mar Vermelho

O NOVO CANAL DE SUEZ
A construção da ampliação do Canal de Suez, inaugurado nesta quinta feira, vai permitir dobrar o volume de tráfego marítimo na região. O projeto faraônico foi terminado em apenas um ano.

O Canal de Suez foi construído entre 1859 e 1869 e a grande obra egípcia permitiu que milhões de navios evitassem a volta de 8 mil quilômetros, na ligação entre a Europa e a Ásia.

A projeção na economia do Egito, apenas com os diretos de passagem, é de 4.7 bilhões de euros em 2015 e de 11.7 bilhões de euros em 2023. Agora será possível ligar o Mediterrâneo ao Mar Vermelho em apenas 11 horas, contra as 18 horas anteriores.

MUSEU ALPINO NAS ALTURAS
Zaha Hadid, a famosa arquiteta iraniana-inglesa, acaba de ter mais um de seus projetos audaciosos inaugurado, desta vez o Museu do Alpinismo, construído a 2.275 metros de altitude.

Fica no monte Kronplatz, em uma famosa estação de ski do Tirol, no sul italiano, na região dos Dolomitas. É o sexto – e último – projeto de museu alpino criado por Reinhold Messner, primeiro alpinista italiano a escalar os 14 pontos mais elevados do planeta, ultrapassando 8000 metros.

Encrustado nas montanhas, o edifício de 1000 metros quadrados tem um grande terraço com vista de 240º , com três portas de acesso, permitindo uma vista panorâmica única a mais de dois mil metros de altura.


Inaugurado o sexto Museu do Alpinismo, no Tirol italiano, assinado pela arquiteta iraniana mais famosa do planeta

LEÃOZINHO
Então o dentista norte americano maluco – e arrogante – matou o leão símbolo do Zimbawe. Que era parte da reserva natural. Gastou uma nota preta, é viral na internet, o protesto é planetário. Outras barbaridades, que não convém comentar em uma página de Turismo, acontecem diariamente. E os números alarmantes mal conseguem emocionar, tal a frequência das desgraças. O mundo segue.

Mas é bom saber quem é o Leão, o Rei da floresta. Os reis da selva são os únicos felinos realmente sociáveis. Num grupo de leões, em geral formado de cinco a trinta membros, todas as fêmeas são parentes próximas.

Enquanto os leões preferem ficar descansando e não arriscam o pelo, as leoas são as responsáveis por 90% da caça que alimenta a família. Leões e leoas não matam mais do que 20 animais por ano. Média mais do que aceitável.

O rugido de um leão pode ser ouvido até 8 quilômetros de distância e seu ameaçador ruído é como um aviso contra os intrusos e sinal para reagrupar seu bando. Na África os crocodilos são responsáveis pelo maior número de ataques aos seres humanos. Muito mais do que os leões. E os hipopótamos matam mais gente – por atropelamento – do que leões, elefantes e búfalos juntos.

Os leões, como os camelos e os elefantes, habitaram o Alasca há cerca de 12 mil anos. Época em que os dentistas malucos e arrogantes ainda não circulavam como turistas cheios de dólares para pagar crimes contra a natureza.