Uma pesquisa realizada pela Catho em homenagem ao dia dos Pais, data comemorada no próximo domingo (9), mostrou que aproximadamente 25% dos homens com filhos gostariam de deixar de trabalhar para poder cuidar das crianças. Apesar de esse ainda ser um desejo mais comum entre mães, os dados indicam que essa começa a ser uma questão importante também para um percentual considerável de pais brasileiros.

A pesquisa mostra ainda que 13,2% dos pais já deixaram o mercado de trabalho em algum momento para cuidar dos filhos. Dentre esses homens, mais da metade disse ter se afastado do trabalho entre um e dois anos.

Estamos acompanhando um movimento cada vez maior de equiparação entre homens e mulheres. Dentro desse novo contexto, passa a ser mais comum que o homem também tenha o anseio de se dedicar integralmente aos filhos por um período, algo que antes só era visto por parte da mulher, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.

No que diz respeito à tarefa de equilibrar o dia a dia profissional com a dedicação ao lar, 57,4% dos pais entrevistados pela Catho disseram sentir que não passam tempo suficiente com a família. De acordo com o diretor da Catho, esse também é um dado que indica um novo papel percebido pelo homem no cotidiano e que, em alguma medida, o faz sentir mais falta do convívio com os filhos.

Quando perguntados sobre o que mais sentem falta na correria do dia a dia, 31,3% dos pais indicaram os passeios em família. Estar presente em momentos importantes e brincar com os filhos vieram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, tendo sido o principal aspecto mencionado por 25,4% e 20,9% dos pais entrevistados pela Catho, nessa ordem.

A Pesquisa da Catho de Dia dos Pais entrevistou aproximadamente 100 homens de diferentes regiões do Brasil. A maioria tem entre 36 e 45 anos.