Com 23 anos atuando no setor gastronômico, o chef Fábio Mattos, tem um modo bastante particular de trabalhar. Eu não contrato profissionais com ‘maus hábitos’ para trabalhar em minha casa. Eu prefiro pegar pessoas sem experiência e treiná-los, afirma o chef que é proprietário do PocoTapas, restaurante de gastronomia molecular. Em poucas palavras, que estuda os fenômenos físico-químicos que ocorrem no ato de cozinhar, garantindo melhor qualidade nutricional, maior precisão nos gestos culinários e melhor sabor, com novas texturas para os alimentos.
Por trabalhar com um tipo de gastronomia que por si, já exige atenção na hora de falar sobre os pratos para os clientes, Mattos conta que tem um manual de treinamento para os funcionários, com exemplos até mesmo de o que deve ser falado para cada cliente em cada situação. Por dois meses, eles devem andar com o manual até decorar o que está escrito, conta. Depois quando já conseguiram incorporar o tipo de atendimento que deve ser prestado, eles podem adequar as falas ao modo de cada um, diz.

Mattos trabalhou por 18 anos nos Estados Unidos e, na medida do possível, tentar trazer para a casa a mesma cultura de trabalho de lá, onde os funcionários têm a missão de colocar o restaurante em funcionamento, independente da função para a qual foram contratados. O pessoal do salão, as vezes precisa ir para a cozinha também, diz. E desse modo, conseguimos criar um ambiente familiar, onde todos se ajudam, conta. Para manter os funcionários, Mattos conta que além do ambiente, também oferece salários acima da média do mercado.
Por conta deste cuidado com o pessoal, o garçom Kayton Leandro Amâncio Kaliberda, conhecido como Picachú, é um dos destaques no site de avaliações Trip Advisor. Mattos conta que ele é um sucesso entre os clientes e que sempre está procurando melhorar no dia a dia. Formado em Economia e Gestão Comercial, Kaliberda conta que estava desempregado passando por um momento difícil quando procurou a vaga no Poco Tapas. Eu estava trabalhando na Ceasa de manhã e procurando uma outra oportunidade, conta. Como tento ser bastante interativo e simpático para deixar as pessoas descontraídas e isso acaba ajudando, conta.