Em visita técnica ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba, representantes do Ministério da Saúde afirmaram que a unidade do Governo do Estado mantém um dos melhores prontos-socorros do Brasil, levando em conta os critérios de avaliação do programa federal SOS Emergência.

O bom desempenho da unidade paranaense se deve à aplicação de um novo modelo assistencial aos casos de urgência e emergência, com redução do risco de superlotações e melhora da qualidade do atendimento prestado aos pacientes em situação crítica.

De acordo com a apoiadora do Ministério da Saúde, Margareth Senna, entre os 31 hospitais que integram o SOS Emergência no Brasil, a instituição do Governo Estadual foi uma das que mais se destacaram na adoção de estratégias previstas nas diretrizes do programa. O trabalho desenvolvido pelo Hospital do Trabalhador serve de exemplo para todo o País. A forma com que o projeto de melhorias foi realizado deve agora ser replicado no restante do Estado, enfatizou.

Desde 2013, o Hospital vem passando por mudanças para melhorar o fluxo de atendimento dos pacientes com base nas diretrizes do SOS Emergência. As medidas adotadas incluem a implantação de um sistema de acolhimento baseado na classificação de risco dos pacientes, através do protocolo de Manchester.

Neste protocolo, os pacientes são atendidos conforme a gravidade do caso. A definição do nível de prioridade é sinalizado a partir de pulseiras coloridas entregues pelo enfermeiro responsável pelo primeiro atendimento no Pronto-Socorro. É esta triagem que dá início a toda a linha de cuidado do paciente dentro do hospital.

Outro item destacado na avaliação foi a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), responsável por administrar o fluxo de atendimentos e cirurgias, com o objetivo de agilizar os procedimentos. O núcleo tem a função de se comunicar com outras unidades hospitalares da rede para articular transferências nos momentos de grande demanda.

De acordo com o diretor-geral do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza, o reconhecimento do Ministério demonstra que o Governo do Estado está no caminho certo para qualificar ainda mais o atendimento ofertado no HT. Em volume de atendimentos, nosso hospital já é um dos maiores do País na área de urgência e emergência. Contudo, o objetivo é avançar cada vez mais na qualidade dos serviços prestados, afirmou.

A partir de agora, o Hospital terá nove meses para fazer algumas adequações indicadas na visita técnica e finalizar a última etapa de consultoria do SOS Emergência, que também envolve profissionais do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.

NÚMEROS – Desde 1998, o Pronto-Socorro do Hospital do Trabalhador realizou mais de 2,8 milhões de atendimentos. Somente no ano passado foram 224 mil pacientes atendidos. A maior parte refere-se a vítimas de acidentes de trânsito e outros tipos de trauma, sobretudo encaminhados pelos serviços de atendimento pré-hospitalar do Samu e do Siate. 

O Hospital também mantém um heliponto, referência para receber pacientes socorridos pelo transporte aéreo. Em cinco anos já foram recebidos 466 pacientes de helicóptero.

NOVOS INVESTIMENTOS – Nos últimos anos, o Hospital do Trabalhador recebeu uma série de investimentos, sobretudo nas alas de Unidade de Terapia Intensiva e no Pronto-Socorro. Segundo o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London, os investimentos não param por aí.

Já temos o projeto pronto e estamos licitando a construção do prédio anexo da Mulher, que será referência para atendimento de gestantes e bebês através da Rede Mãe Paranaense. A obra está avaliada em R$ 10 milhões e os recursos estão garantidos no orçamento estadual deste ano, informou London. 

De acordo com o superintendente, a construção do novo prédio será a maior obra da história do Hospital desde a sua inauguração, em 1947.