As finais da 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete Sub-15 estão marcadas para este sábado à tarde (15), no ginásio do Círculo Militar do Paraná. A decisão do título feminino acontece às 15h30 e os vencedores das semifinais masculinas disputam o primeiro lugar às 18h30.

As seleções paranaenses, masculina e feminina, estão nas semifinais da competição. Os jogos que definirão os finalistas acontecem nesta sexta-feira (14), no Ginásio do Círculo Militar do Paraná. A seleção masculina enfrenta Minas Gerais, às 17 horas, e a feminina terá pela frente o Rio de Janeiro, às 18h30.

Para chegar à semifinal, a seleção paranaense masculina venceu três dos seus quatro jogos na primeira fase, resultados que garantira a classificação.  Bateu Mato Grosso Sul (72 x 47), Espírito Santo (59 x 43) e Ceará (70 x 29) e foi derrotada por São Paulo (68 x 54). A equipe feminina ganhou os quatro jogos que disputou, contra Mato Grosso (78 x 27), Mato Grosso do Sul (63 x 34), Pernambuco (51 x 34) e Santa Catarina (39 x 34).

Na primeira fase as seleções foram divididas em dois grupos e jogam entre si, em turno único. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Paranaense de Basketball e organização local da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.