Polenta gigante abre a Festa do Vinho. Michel Teló canta neste sábado

15/08/15 às 14:32 - Atualizado às 15:42 PMSJP
Polenta gigante foi um dos atrativos da primeira noite da Festa do Vinho (foto: Guilherme Maiorky/Colaboração)

Começou na sexta-feira (14) a 13ª Festa do Vinho e Mostra Folclórica de São José dos Pinhais, evento que acontece até domingo (16) no Parque do Vinho, na Colônia Mergulhão. A primeira noite encerrou com o show do cantor Sérgio Reis, mas antes disso a polenta de 13 metros foi a atração, juntamente com a escolha da Rainha da Festa, que neste ano a eleita foi Giovana Beger.

Outras atrações que marcaram a primeira noite foram a exposição de artesanato e agroindustrial, parque de diversões, praça de alimentação com comidas típicas como salames, queijos e vinhos produzidos na região, apresentações folclóricas, exposição e atrações musicais. O palco, antes do show principal da noite, foi animado com o Coral Ítalo Polonês Taquaral e da Banda Ivano o Italianíssimo. A Festa é promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), com apoio da Associação Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão (Acavim).

Segundo Giam Celli, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, a festividade é mais uma oportunidade de mostrar e fomentar o turismo na região, permitindo aos visitantes desfrutarem da cultura local, sobretudo a italiana. “Temos uma estrutura excepcional para receber os visitantes, com muita comida e shows nacionais, mas incentivamos as culturas e tradições regionais do Município e da Colônia Mergulhão, por meio da gastronomia, do vinho, artesanato e diversas apresentações”.

Além da estrutura mencionada pelo secretário, a Festa conta ainda com o apoio da Polícia Militar composta por cavalaria, viaturas e módulo móvel, além do contingente da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, a exemplo da parceira da Festa do Pinhão, afim de garantir a segurança do evento e da população.

O prefeito Luiz Carlos Setim ao chegar na XIII Festa do Vinho, juntou-se aos trabalhadores que preparavam a polenta em metro para ajudar um pouco no preparo dessa tradição da Festa. Em seu discurso, agradeceu o trabalho da Sictur e aos empreendedores do Caminho do Vinho, que segundo ele, formam uma parceria importante e que tornam, junto com a administração pública, possível a realização dessa comemoração. “Quero agradecer aos produtores, moradores e comerciantes da Colônia Mergulhão, que são responsáveis, junto com a Prefeitura, pela consolidação do Caminho do Vinho através dos restaurantes, cafés, cultura e claro o vinho, e esperamos todos até domingo aqui na Festa do Vinho”.

Também presentes na abertura a primeira dama e secretária de Educação, Neide Setim; o vice-prefeito Toninho da Farmácia; o deputado federal Leopoldo Meyer, acompanhado pela esposa e secretária de Habitação, Rita Meyer; os secretários municipais de Governo, Adriano Mushltedt; de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim; de Esporte e Lazer, Thiago Buhrer; de Administração e Recursos Humanos, Louir Berti; de Urbanismo, Marcelo Ferraz; de Transportes e Trânsito, Cláudio Alves; além do diretor de Gabinete, Carlos Pereira; o diretor geral da Sictur, Antônio Chupel; o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Odevair da Silva Mathias e equipe, e os vereadores Luiz Monteiro, Fenemê, Lúcia Stoco e Tico Setenarski.

Programação

No sábado (15) os portões abrem às 11h, e a bilheteria e gastronomia às 12h com almoço, Mostras Folclóricas e bandas italianas. No período da noite o cantor sertanejo Michel Teló deve contagiar todo o público até às 2h da manhã, horário programado para encerrar o evento.

No domingo (16) haverá Santa Missa em italiano, às 10h, na Capela Imaculada Conceição, juntamente com a apresentação de coral Belvedere. Neste dia, os portões abrirão às 11h, a bilheteria e gastronomia às 12h, para quem quiser almoçar no local. Diversas mostras folclóricas e bandas convidadas se apresentarão, além do grupo Os Serranos, que irá fechar a XIII Festa do Vinho e Mostra Folclórica de São José dos Pinhais.

Acesso
A chegada ao Parque do Vinho, no Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão, será pela Rua Júlio César Setenareski e a saída pela Estrada da Costeira do Cupim que dá acesso à Rua Doutor Muricy. Porém, nos horários dos shows principais, o retorno será pela mesma via de entrada, ou seja, pela Rua Júlio César Setenareski, onde haverá sinalização e agentes do Demutran e Guarda Municipal para orientar os motoristas.

Estacionamento
Visando oferecer conforto e comodidade aos visitantes, haverá o estacionamento oficial da XIII Festa do Vinho e Mostra Folclórica no valor de R$ 15.

Transporte
Haverá ônibus saindo do Terminal Central, de uma em uma hora, a partir das 12h. E o retorno do local do evento, será de meia em meia hora. O valor do transporte é o mesmo da tarifa cobrada diariamente na Cidade.
Horário dos ônibus

Táxi
Ao lado do local da Festa, haverá também um ponto de concentração de táxi como forma de transporte alternativo para os visitantes.

Importante
Em todas as barracas onde serão comercializados os produtos da Festa do Vinho e Mostra Folclórica, incluindo a Praça de Alimentação, serão aceitos cartões de crédito, a fim de oferecer mais comodidade a todo o público presente.

Ingressos
Os ingressos estão a venda no quiosque montado no Shopping São José e também pelo site do Uningressos. 

Blogs
Ver na versão Desktop