Os 32 radares fixos instalados na BR-101 começam a emitir multas a partir desta segunda-feira,17. Os equipamentos estão instalados no trecho de concessão da Autopista Litoral Sul, entre Palhoça, na Grande Florianópolis, e Joinville, no Norte catarinense.

No total, 8 estão colocados sobre a faixa principal da rodovia: 4 em São José, 1 em Palhoça, 2 em Joinville e 1 no Morro do Boi, entre Balneário Camboriú e Itapema. Apenas este último tem velocidade máxima de 60 km/h por ser uma descida; os outros têm limite de 80 km/h.

Já os radares instalados nas marginais têm velocidade máxima de 40 km/h a 60 km/h. A velocidade é menor em áreas com travessia urbana. De 24 equipamentos instalados nas vias laterais da BR-101, 9 em São José, 7 em Palhoça, 3 em Biguaçu, 3 em Itajaí e 2 em Itapema.

 

Na BR-101, os dispositivos já operavam desde março de 2014 em modo educativo, sem multar. No mês de julho, foram registradas aproximadamente 34 mil passagens acima do limite de velocidade nesses pontos, o que equivale a 0,16% do total de veículos que transitaram por essas regiões, de acordo com a Autopista Litoral Sul.