No sábado (15) começou a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Em Curitiba, até as 11h30 desta segunda-feira (17), 23.624 meninos e meninas (23,22% do total) tinham sido vacinados. A ação segue concentrada nos dias úteis até o final do mês. No total, Curitiba tem 101.735 crianças na faixa etária abrangida pela campanha, e a meta é imunizar pelo menos 95% deste público. Por isso, a secretaria de Saúde alerta para que não se deixe a vacinação para a última hora.

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa provocada por um vírus, que afeta o sistema nervoso e pode provocar quadros de paralisia. Os sintomas iniciais são febre, cansaço, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos braços e nas pernas. Indicadores apontam que uma em cada 200 pessoas infectadas pelo vírus apresenta paralisia irreversível, geralmente nas pernas.

Curitiba está há três décadas livre do vírus, o último caso é de 1985. No Brasil, os dias nacionais de vacinação contra a doença tiveram início em 1980 e este é o 26º ano sem registro de poliomielite no país. Desde 1994, quando recebeu o certificado internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem, o Brasil tem o compromisso de manter ações ativas como forma de evitar a reintrodução do vírus em seu território.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação segue até 31 de agosto em todas as 109 unidades básicas de saúde de Curitiba. Além das gotinhas contra a pólio, os pais podem checar se há algum atraso no calendário de vacinação dos filhos. De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças devem recebem 11 vacinas ao longo dos primeiros quatro anos de vida, totalizando 25 doses, incluindo os reforços.

É um momento importante para a saúde das crianças. Não se trata apenas de cuidado com a pólio, mas também com duas dezenas de doenças às quais meninos e meninas estão suscetíveis. As nossas equipes estão orientadas a verificar a carteira de vacinação das crianças. Caso uma vacina não tenha sido dada, os pais serão avisados e os filhos poderão ser vacinados, afirma o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton.

Enquanto a vacinação contra a poliomielite é voltada a crianças com idade a partir de seis meses e menores de 5 anos, a campanha multivacinal contempla todas as crianças com 5 anos incompletos. Para vacinar o filho, os pais devem procurar uma unidade básica de saúde e apresentar a carteira de vacinas da criança. Entre as 109 unidades da rede, distribuídas em todas as regiões, Curitiba conta com 10 USs com horário de funcionamento estendido – até as 22 horas –, contemplando aquelas famílias que não teriam possibilidade de procurar o serviço em horário comercial.

 

A doença